6 atitudes que comprovam a importância do bem-estar animal na cadeia produtiva
Quem acompanha o blog da Certified Humane já sabe o quão relevante é para os produtores estarem atentos à importância do bem-estar animal e os impactos que isso gera no comportamento, desenvolvimento e produtividade de bovinos, suínos, aves, caprinos e ovinos de produção.
O bem-estar animal sempre foi uma preocupação coletiva e, nas últimas décadas, ocorreram avanços importantes no controle e manutenção dos sistemas de criação. Para além da questão ética e de investimento, no entanto, o que pouco se discute é o papel desses criadores na formulação de boas práticas que realmente gerem conforto aos animais.
Pensando nisso, elencamos 6 atitudes que reforçam a importância do bem-estar animal no ambiente de produção e seus benefícios para os animais, mas também aos seus produtores, as empresas, os consumidores e a sociedade como um todo. Confira:
A importância do bem-estar animal
Pesquisas comprovam que, assim como as pessoas, os animais sentem emoções, e promover o bem-estar exige criação humanizada. Para isso, fique atento:
- Se os animais de produção estão livres de fome e sede;
- Não estão passando por situação de desconforto;
- Não possuem ferimentos, doenças ou dor;
- Possuem ambiente propício a expressarem os comportamentos naturais da espécie;
- Não estejam enfrentando episódios de medo e de estresse.
- Lembre-se: animais felizes são mais produtivos e garantem produções de maior qualidade.
Conheça e pratique os princípios do bem-estar animal
O cuidado com os animais de produção passa pelo conhecimento de como se comportam e quais são as necessidades básicas dos animais (nutricionais, climáticas, de saúde, etc.), bem como o manejo correto para evitar estresse e outras ações que causem impactos negativos.
Esse é o primeiro passo para garantir o bem-estar dos animais, que devem ser criados livres de sofrimento físico, psicológico e ambiental durante a vida. Para uma produção saudável e alinhada com as boas práticas de produção, pratique os seguintes princípios:
- Fomente uma dieta equilibrada e com nutrientes necessários aos animais;
- Não utilize ingredientes promotores de crescimento e que representem riscos ao desenvolvimento natural dos animais;
- Assegure acomodação adequada no sistema de criação;
- Oportunize o relacionamento do animal com outros animais da espécie;
- Priorize ambientes livres onde os animais possam expressar seu comportamento natural;
- Baixe gratuitamente as normas de bem-estar animal para a espécie em questão.
Siga as normas promotoras do bem-estar animal
As normas de bem-estar animal são bastante objetivas fundamentais para garantir a conquista da certificação para uma produção. As normas não são difíceis de entender, nem difíceis de seguir. São elas que vão apontar com precisão o que pode e deve ser feito nos sistemas de produção para indicar quais são as condições ideais de criação dos animais.
Essas regras vão além da criação livre de confinamento, elas englobam também:
- O fornecimento correto de ração e água para os animais;
- A metragem indicada para cada espécie, garantindo espaço suficiente para a expressão de seus comportamentos naturais;
- Estratégias de combate ao estresse dos animais;
- Cuidados com transporte e a sanidade do manejo, com objetivo de prevenir doenças ou tratá-las de forma correta.
Tenha o selo de bem-estar animal
A certificação garante ao consumidor que o alimento que ele está comprando segue as normas internacionais de uma criação que promove o bem-estar animal e comprova que seu produto respeita os animais de produção.
O selo Certified Humane pode ser identificado nas embalagens dos produtos como carne, ovos e leite ou nos processados com ao menos um ingrediente de origem animal em sua produção.
O Instituto Certified Humane é um dos principais responsáveis globais por atestar que as empresas e os criadores cumprem com as normas de bem-estar animal. A obtenção do selo também pode abrir caminhos na competitividade da produção em meio a um mercado em ascensão.
Faça a diferença pensando no consumidor consciente
Estudos demonstram que os consumidores estão mais dispostos a pagar mais por produtos provenientes de produções que seguem as diretrizes de bem-estar animal. Ser um produtor diferenciado no mercado, e que atenda essa demanda crescente na busca pela sustentabilidade, pode ser um fator importante para conquistar parceiros e o reconhecimento de produção ligada às boas práticas de criação animal.
Atualmente grandes redes alimentícias, como McDonald’s, Burger King e Giraffa’s, sinalizam que estão deixando de comprar ovos de fornecedores que mantiverem as galinhas em gaiolas. Confira neste mapa lojas que se destacam por comercializarem produtos certificados com o selo Certified Humane.
Assuma o compromisso
A importância do bem-estar animal nas cadeias de produção vai além da teoria, é preciso assumir um compromisso público com clientes e consumidores para que as atitudes sejam disseminadas entre os produtores e mostrar que investir no bem-estar animal compensa.
Isso representa um ganho coletivo:
- Ganham os animais, em conforto e condições justas de criação;
- As produções, que passam a produzir itens de qualidade superior;
- O mercado, que terá produtos diferenciados e retorno positivo nos negócios;
- O meio ambiente, devido ao fomento à pegada sustentável.
Um dos grandes exemplos vem da Marfrig, maior fabricante de hambúrgueres e segunda maior produtora de carne do mundo, que assumiu publicamente seu compromisso de melhorar o bem-estar animal em suas atividades até o final de 2028.
Ficou interessado em saber mais sobre a promoção do bem-estar animal nas cadeias de produção ou deseja conhecer o passo a passo para obter a certificação Certified Humane, baixe gratuitamente três e-books que explicam tudo sobre o bem-estar animal e os impactos no futuro dos seus negócios: acesse aqui.
Publicado em 05 janeiro de 2021