ebook bem-estar animal : como obter o selo

Como obter o selo de bem-estar animal e impulsionar o seu negócio

Este livro digital apresenta o que produtores e empresas devem fazer para obter o selo Certified Humane®, que atesta as boas práticas na produção de carne, leite, ovos e outras matérias-primas de origem animal.

Na ponta do lápis, o investimento por animal acaba pesando pouco nos custos totais da produção. Mas a certificação de bem-estar animal pode dar um enorme impulso para os negócios da propriedade, abrindo mercados e atraindo consumidores.

Clique para fazer download »

ebook bem-estar animal compensa

O Bem-estar animal compensa: Como assegurar a qualidade de vida dos animais pode garantir o futuro dos seus negócios

Este ebook mostra que empresas e criadores podem obter vantagens econômicas e comerciais ao tratar bem os animais de produção.

Há uma série de estudos comprovando que as empresas dispostas a oferecer qualidade de vida e tratamento humanizados às suas criações são as que realmente estão trilhando um caminho mais sustentável, criando valor para seus sócios, gerando empregos e produzindo com qualidade para o mercado, que cada vez mais valoriza alimentos originados de animais criados com bem-estar.

Clique para fazer download »

ebook bem-estar animal : Mitos e Fatos da certificação de bem-estar animal

Certificação de Bem-Estar Animal: Esqueça os Mitos e Conheça os Fatos

Não há barreiras econômicas ou geográficas para quem estiver interessado em proteger os direitos dos animais de criação, e, deste modo, obter as vantagens que o comportamento ético e humanizado agrega quando os consumidores podem comprovar que uma empresa ou produtor adota boas práticas.

Neste ebook, apresentamos em detalhes os fatos que derrubam as principais objeções que costumam ser feitas por quem vacila entre iniciar ou não o processo de certificação de bem-estar animal.

Clique para fazer download »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Guia digital para criação de Galinhas Poedeiras

Este guia ilustrado apresenta em linguagem simples quais são as exigências para a criação de galinhas poedeiras com bem estar-animal. Questões como o ambiente, alimento e bebida, manejo e controle sanitário estão dispostas neste Guia. Baixe o conteúdo e conheça algumas das regras fundamentais para a produção de galinhas poedeiras segundo os sistemas cage free e caipira para conquistar o selo de bem-estar animal Certified Humane.

Clique aqui para baixar »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

[Vídeo 01] Como obter a certificação de bem-estar animal Certified Humane

O diretor do Instituto Certified Humane Brasil, Luiz Mazzon, explica o passo a passo para se obter a certificação de bem-estar animal. O processo de certificação requer o cumprimento de diversos itens, que às vezes podem gerar dúvidas.

A certificação de bem-estar animal é a garantia de que o alimento é proveniente de granjas ou fazendas que desenvolvem práticas responsáveis de manejo, desde o nascimento até o abate.

Clique para ver o vídeo completo »

ebook bem-estar animal compensa

[Vídeo 02] Como obter a certificação de galinhas poedeiras

A certificação de galinhas poedeiras é o tema deste vídeo, que aborda os principais critérios para obtenção do selo de bem-estar animal e explica as diferenças entre a certificação Certified Humane padrão e a opcional para galinhas e ovos caipiras.

Grandes indústrias e cadeias de restaurantes estão se colocando à favor do bem-estar dos animais, reivindicando por mercadorias provenientes de granjas que adotam práticas visando o bem-estar animal.

Clique para ver o vídeo completo »

ebook bem-estar animal : Mitos e Fatos da certificação de bem-estar animal

[Vídeo 03] Como funciona a certificação de bem-estar animal

Como o produtor pode comprovar e o consumidor pode ter certeza que um alimento é oriundo de empresas que atendem exigências objetivas de bem-estar animal?

Para isso existe o selo Certified Humane, uma certificação internacional. Entenda o funcionamento do programa de certificação de bem-estar animal Certified Humane, como são feitas as visitas e as inspeções das empresas certificadas.

Clique para ver o vídeo completo »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Bem-estar animal: a ave não é uma máquina

Neste material desenvolvido pela Embrapa, você verá que o bem-estar é um termo amplo que compreende distintos elementos que contribuem para a qualidade de vida de um animal, incluindo as referidas “Cinco Liberdades”.

Algumas medidas envolvem a avaliação do grau de comprometimento do bem-estar do animal, associado a lesões, doenças e desnutrição. Outras medidas fornecem informações sobre as necessidades dos animais e os estados afetivos, como fome, dor e medo, muitas vezes medindo preferências, motivações e aversões, entre outras.

Autoria: ABREU, P. G. de; MAZZUCO, H.;

SILVA, I. J. O. da Ano de publicação: 2017
Tipo de publicação: Folhetos
Unidade: Embrapa Suínos e Aves

Clique para baixar o folheto »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Abate Humanitário de aves

Quando consideramos o bem-estar animal no frigorífico, não podemos esquecer que a maior influência será decorrente do manejo oferecido aos animais. Se um sistema de abate não for acompanhado por uma boa prática de manejo, haverá um desafio significante para a previsão de um bom nível de bem-estar do animal.

É fundamental o conhecimento do comportamento das aves para termos habilidade em reconhecer sinais de estresse e dor, e então manejá-las de forma eficaz no pré-abate, para haver um equilíbrio entre a produção ética e a rentabilidade econômica.

Clique para baixar »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Gestação coletiva de matrizes suínas

Nos últimos 20 anos, o bem-estar tornou-se um dos temas mais discutidos pela indústria mundial de proteína animal, buscando formas sustentáveis,
éticas e humanitárias de aliar produtividade com respeito aos animais.

Atualmente existem alternativas economicamente viáveis para alojar porcas na gestação em grupos e que levam a uma melhora da eficiência reprodutiva e da longevidade dos indivíduos, desde que manejadas de forma correta, demonstrando que animais em equilíbrio com seu meio podem ser mais produtivos do que quando alojados em sistemas de celas.

Autoria: Juliana Cristina Rego Ribas, Paola Moretti Rueda,
José Rodolfo Panim Ciocca

Clique para baixar a cartilha »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Gestação coletiva de matrizes suínas – Boas práticas para o bem-estar na suinocultura 

O bem-estar dos animais de produção está diretamente relacionado à saúde das pessoas e à sustentabilidade. Nesse sentido, o conceito de “saúde única” tem como meta mitigar a resistência antimicrobiana e garantir a efetividade nos tratamentos de doenças infecciosas tanto em humanos quanto em animais.

Com a crescente pressão dos consumidores por sistemas de produção de alimentos mais sustentáveis, vem se adotando, em maior escala, práticas de produção que utilizam técnicas de bem-estar animal e de redução do uso de antimicrobianos.

Autoria: Juliana Cristina Ribas
Cleandro Pazinato Dias
Charli Beatriz Ludtke

Brasília MAPA 2018

Clique para baixar »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Estratégias do SVO e
Setor Privado para Adoção de Gestação Coletiva de Matrizes Suínas

Este trabalho surgiu da inquietação de profissionais do setor público e privado quanto aos sistemas de alojamento de matrizes suínas hoje utilizados no Brasil, e hoje apresento com orgulho o que é o primeiro passo consolidado em direção a mudança.

Com o movimento intenso dos mercados internacionais, promovendo a migração para sistemas de alojamento coletivo, profissionais que estão sintonizados com as tendências de Mercado e demandas crescentes dos consumidores quanto a sustentabilidade dos produtos e o bem-estar dos animais utilizados no processo produtivo, começaram um movimento de sensibilização e questionamento da cadeia
produtiva nacional.

Autoria: Cleandro Pazinato
Antonio Velarde Calvo

Clique para baixar o relatório »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Comparação financeira de granjas de suinocultura com sistemas de gaiolas de gestação e de gestação coletiva

Neste estudo de caso podemos observar que a mudança do alojamento para matrizes suínas em gestação de gaiolas para baias coletivas parece inevitável. As legislações relacionadas que surgiram na União Europeia, no Canadá, na Austrália, na Nova Zelândia e em alguns Estados norteamericanos são a materialização do desejo dos consumidores por processos produtivos que prezem pelo bem-estar animal.

Para ajudar nestas respostas, o presente Estudo foi conduzido em parceria com a Fazenda Miunça, do produtor Rubens Valentini, com o objetivo de comparar o desempenho financeiro de duas  unidades produtivas: uma convencional com gestação em gaiolas e outra com gestação em baias coletivas.

Autoria: MAURO, P.A.; LEMME, C.F.; RIBAS, J.C.R.

Clique para baixar o folheto »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Gestação em grupo: Como o bem-estar das matrizes em gestação está melhorando a produtividade da suinocultura brasileira

Durante muito tempo acreditou-se que estes sistemas de alojamento (gaiola) atendiam as necessidades de produção, por oferecer maior facilidade de alimentação, supervisão e controle de índices zootécnicos. No entanto, com o avanço das pesquisas e dos sistemas de informatização, integrando tecnologias às granjas e bem-estar aos animais, constatou-se que é possível melhorar as condições das instalações para as fêmeas em gestação, sem ter impacto negativo na produtividade. Com isso, em diversos países adotou-se a gestação em grupo e a eliminação progressiva de gaiolas. Autoria: Ludtke, C.B.; Dalla Costa, O. A.; Neves, J.E.G.; Carmo, N.; Freitas, A.P.; Ribas, J.C.R.

WSPA BRASIL – SOCIEDADE MUNDIAL DE PROTEÇÃO ANIMAL RIO DE JANEIRO

Clique para baixar »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Abate Humanitário de Bovinos

A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals) constatou a necessidade de elaborar e implantar o Programa “Steps” para proporcionar melhorias no bem-estar dos animais de produção.

Esta edição traz informações práticas, com embasamento científico e linguagem acessível, aplicáveis à realidade brasileira. Certamente será uma ferramenta valiosa para contribuir na elaboração dos planos de bem-estar animal nas agroindústrias e na formação de futuros profissionais que atuarão na área, além de fornecer conhecimentos que favorecem o manejo, através de melhorias nas instalações e equipamentos.

Autoria: Charli Beatriz Ludtke, José Rodolfo Panim Ciocca, Tatiane Dandin, Patrícia Cruz Barbalho, Juliana Andrdade Vilela, Carla Ferrarini

WSPA BRASIL – SOCIEDADE MUNDIAL DE PROTEÇÃO ANIMAL RIO DE JANEIRO / RJ

Clique para baixar »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Boas Práticas de Manejo BEZERROS Ao Nascimento

Para obter alta eficiência na produção, as vacas de cria devem parir um bezerro todo ano, a fim de que a atividade seja lucrativa. Entretanto, não basta que a vaca faça nascer um bezerro por ano, é necessário que o mesmo sobreviva.

O custo de uma vaca cujo bezerro morreu é bastante superior ao daquela que não concebeu, uma vez que a prenhe ingere maior quantidade de alimento e muitas vezes lhe são dedicados os melhores pastos.

Autoria: Mateus J. R. Paranhos da Costa Departamento de Zootecnia, FCAV-UNESP, Jaboticabal-SP
Anita Schmidek APTA – Pólo Regional Alta Mogiana, Colina-SP
Luciandra Macedo de Toledo Instituto de Zootecnia, APTA/SAA, Nova Odessa-SP

Clique para baixar »  

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Guia Brasileiro de Boas Práticas em Eutanásia em Animais

O tema eutanásia tem suscitado, em todo o mundo, grande interesse de vários segmentos da ciência, do ensino, das autoridades sanitárias e da sociedade civil como um todo. Os desafios são muitos e o controle da eutanásia é um tema complexo. A própria origem do termo nos remete a dúvidas. Pois, se considerarmos que a eutanásia – palavra de origem grega, na qual eu = bom e thanatos = morte – a sua tradução seria a boa morte ou morte sem sofrimento. Mas existe uma boa morte? Autoria: Conselho Federal de Medicina Veterinária SIA Trecho 6, Lotes 130 e 140 Brasilia-DF – Brasil

Clique para baixar »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Boas Práticas de Manejo – Ordenha

A ordenha sustentável é definida neste manual como aquela em que o ordenhador emprega seus conhecimentos e habilidades para realizar um bom manejo em todas as atividades desenvolvidas para a obtenção do leite.

Para o desenvolvimento da ordenha sustentável é necessário que os ordenhadores conheçam seu trabalho, realizando-o de forma correta, paciente e cuidadosa, sem provocar estresse nas vacas.

Autoria: Marcelo Simão da Rosa [et al.]. — Jaboticabal : Funep, 2009

Clique para baixar »

ebook bem-estar animal : como obter o selo

Bem-estar animal como valor agregado nas cadeias produtivas de carnes

A produção animal vem passando por diversas transformações nas últimas décadas, com adoção de diversas tecnologias visando aumentar a produtividade por animal e por área, bem como aumentar a eficiência produtiva, com redução de custos operacionais.

Apesar dos enormes avanços ainda há desafios a serem enfrentados, dentre eles os potenciais impactos negativos ao meio ambiente, envolvendo a poluição do solo, do ar e das águas, o aquecimento global e a perda e fragmentação de áreas naturais; além dos riscos ao bem-estar dos animais e às condições de vida e de trabalho dos trabalhadores rurais.

Editores: Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, Aline Cristina Sant’Anna. — Jaboticabal : Funep, 2016

Clique para baixar »