Quem pode usar a nossa marca de certificação de bem-estar animal?

Selo de certificação de bem-estar animalO selo CERTIFIED HUMANE® é uma marca registrada, de propriedade da organização Humane Farm Animal Care (HFAC), criadora do programa Certified Humane Raised & Handled de certificação de bem-estar para animais de produção. Por isso somente pode ser usado por empresas certificadas que possuem contrato de licença de marca assinado com a HFAC. Assim podemos garantir que os animais que produziram o alimento em questão foram realmente criados sob rígidos padrões de bem-estar animal. A presença do selo na embalagem de um produto significa que a empresa que o produziu passou por um processo de certificação que cumpriu os requisitos presentes no Manual de Diretrizes e respeitou o referencial específico que determina os critérios de bem-estar animal da espécie em questão. O uso é permitido apenas durante a validade do certificado de conformidade do produtor.

Sendo assim, fique de olho e denuncie qualquer uso indevido da nossa marca. Você pode nos consultar enviando a foto de onde você viu o selo (embalagem, website, folder, etc) para o email info@certifiedhumanebrasil.org.

Em síntese, apenas nos seguintes casos é permitido o uso do selo CERTIFIED HUMANE®:

  • Embalagens de produtos elaborados por empresas certificadas segundo o programa Certified Humane;
  • Material promocional (websites, folders, banners, etc) associando o selo com uma linha de produtos certificada.

É importante esclarecer que quando a empresa não certifica 100% da sua produção, sempre que fizer referência ao selo Certified Humane ou ao selo de certificação, deve especificar a qual linha de produtos está se referindo. Nestes casos, a empresa não pode induzir o consumidor ao erro fazendo parecer que toda a sua produção é certificada.

Não permitimos o uso do selo nem a menção ao programa de certificação por empresas que não são certificadas, mesmo que estejam produzindo os seus produtos de acordo com as normas. Se não podemos garantir que os produtos são produzidos ou os animais são criados de acordo com os critérios do programa de certificação, não permitimos o uso da marca de certificação em nenhuma hipótese. Esta garantia é o resultado de um processo de certificação, ao qual são submetidas as empresas certificadas.

Fique de olho e ajude-nos a fiscalizar!

Critérios para uso do Selo Certified Humane

Todas as embalagens de produtos certificados devem ser aprovadas pela equipe de certificação antes da impressão final. Dentre os vários critérios vamos avaliar:

  • Se o selo tem a largura mínima de 2 cm (exceto para casos onde a embalagem é muito pequena);
  • Se a frase explicativa está presente em algum lugar da embalagem, externa ou interna (a frase não precisa necessariamente ser impressa abaixo do logotipo);
  • Se o site www.certifiedhumanebrasil.org está presente;
  • Se não existe nenhuma referência enganosa na embalagem associada ao bem-estar animal, ou que não possa ter sido comprovada durante nossas auditorias.