Saiba por que priorizar ingredientes produzidos com respeito aos animais na ceia

A carne de peru e a carne suína são pratos tradicionais na ceia de final de ano em boa parte do mundo – e não é diferente no Brasil. Símbolos de fartura nas festas de Natal e Réveillon, o peru e a carne suína motivam famílias e amigos a reunirem-se para celebrar a vida. Sabia que a ceia fica ainda melhor com ingredientes produzidos com respeito aos animais?

Tanto o peru quanto os suínos são animais com características próprias que requerem instalações, alimentação e práticas de manejo adequadas às respectivas espécies: é esse cuidado e respeito aos animais que irão assegurar muito mais sabor, maciez e saúde na sua ceia de final de ano, já que o bem-estar animal tem influência direta na qualidade do alimento.

Para saber mais sobre de onde vem o peru e os suínos, do que eles precisam para viver com bem-estar e como fazer sua parte, acompanhe o texto a seguir!

Você sabe de onde vêm o peru e o suíno?

Para atender o consumo global e especialmente a alta demanda nas festas de final de ano, a produção de perus e suínos é intensa em vários países. Ao passo em que os Estados Unidos geram mais de 2,5 milhões de toneladas, a Europa produz cerca de 2 milhões de toneladas de perus todos os anos. Já o Brasil é o terceiro maior produtor (e consumidor) de perus no mundo.

Os suínos também são produzidos às milhares de toneladas no mundo todo, principalmente na China, União Europeia e Estados Unidos – primeiro, segundo e terceiro maiores produtores e consumidores de suínos.

Ou seja: não vai faltar carne de peru e suínos para a ceia. Mas você pode deixar sua ceia muito melhor e ainda preservar o bem-estar dos animais exigindo ingredientes produzidos com respeito a eles.

Suínos exigem espaço adequado

Os suínos são animais sociais, curiosos e que passam a maior parte da vida fuçando. Privá-los da chance de ter tais comportamentos não somente os deixa altamente estressados como também mais suscetíveis a doenças, brigas, acidentes e com probabilidade de gerar uma carne de má qualidade.

Veja alguns cuidados indispensáveis para o bem-estar dos suínos:

– Acesso permanente a água fresca;

– Dieta balanceada de acordo com a espécie, idade e fase de produção;

– Baias apertadas e restrição de espaço são terminantemente proibidos;

– Área de sombra com espaço para todos os suínos se deitarem ao mesmo tempo;

– Presença de áreas alagadiças, gotejadores ou aspersores;

– Acesso constante a palha, serragem ou outros substratos para fuçar.

Liberdade para os perus

Os perus precisam de liberdade para circular e bater as asas livremente: esse é seu comportamento natural e não permitir que o façam resulta em animais estressados e vulneráveis a doenças, acidentes e conflitos – e mais uma vez em problemas de qualidade da carne.

Confira o que as normas de bem-estar animal exigem na criação de perus:

– Alojar as aves em gaiolas e pisos com arames ou vazados é proibido;

– O ambiente deve ser termicamente confortável a todo instante;

– As instalações e o sistema de ventilação devem ser ajustados conforme crescem;

– Deve haver espaço suficiente para que batam as asas livremente;

– É obrigatória a instalação de poleiros acima do solo – é lá que os perus dormem e enriquecimento para o seu ambiente.

Consumidor, faça a sua parte

Todos nós somos consumidores: portanto, é você quem tem o poder de impedir que perus, suínos e outros animais sejam maltratados ou criados em condições inadequadas. Adquirindo produtos de empresas responsáveis e compromissadas com a sustentabilidade e o respeito aos animais, você impede que jaulas e maus-tratos sigam uma realidade.

E você pode fazer muito mais – veja abaixo 5 ações que você pode tomar em prol do bem-estar dos animais:

  1. Busque e compre produtos com o selo Certified Humane!
  2. Peça aos familiares e amigos que participem de um abaixo-assinado solicitando ao supermercado local que revenda produtos Certified Humane!
  3. Cadastre-se e mostre que você se preocupa com o bem-estar dos animais no ajudando a lutar por essa causa!
  4. Mantenha-se informado sobre novos produtos e empresas certificadas e outros assuntos ligados ao bem-estar animal assinando nossa newsletter!
  5. Faça uma doação e contribua para sensibilizarmos mais produtores e ajudarmos mais animais! 

Faça seu comentário

2022-12-12T13:49:09-03:0012/12/22|Bovinos de Corte, Bovinos de Leite, Consumo, Suínos|

Comente