Está na boca do povo que o ovo caipira é melhor, mais gostoso, possui cores mais vivas e é mais saudável.

O consumidor procura o produto nas prateleiras do supermercado na esperança de contribuir com o seu bem-estar. Sim, é verdade. O ovo caipira tem inúmeros benefícios. Sendo caipira ou não, o que importa é que o consumo de ovo subiu – e alcançou recorde em 2018.

212 ovos por ano

Segundo informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o brasileiro consumiu, em média, 212 ovos por ano. Isso significa 20 a mais do que em 2017. O quadro foi motivado pela ascensão do ovo caipira na preferência do consumidor, mais preocupado com a sua saúde, e pela desmistificação do ovo como um vilão na dieta do ser humano.

Bem pelo contrário: uma das pesquisas mais importantes com relação ao tema apontou que quem come um ovo por dia reduz significativamente os riscos de doenças cardiovasculares. O estudo foi feito por cientistas das Universidades de Pequim (China) e Oxford (Reino Unido), com 416 mil pessoas. Ovo caipira, ovo orgânico… em resumo, é ovo. O recado é claro; diferente do que sempre se falou a respeito deste alimento, o seu consumo é importante e mais do que benéfico.

Número de galinhas poedeiras também subiu

Outro fato relacionado ao recorde no consumo tem a ver com o aumento da criação de galinhas poedeiras no ovos de galinhas poedeiras livres de gaiolasBrasil. Se tem mais galinha, tem mais ovo. E aí quem ganha é o consumidor, que pode ter acesso a um produto nutritivo e fácil de se preparar, por um valor mais acessível. De janeiro de 2018 a janeiro deste ano, a caixa de ovos despencou 17,8%.

Mais galinha, mais ovo, menor preço para o consumidor e produtor satisfeito com a criação. Está mais do que na hora de refletir sobre o sistema de criação e investir em bem-estar animal. Inclusive, produtor, se a sua ideia é pegar carona no sucesso do ovo, saiba que a Certified Humane foi a primeira instituição a oferecer a certificação para o ovo caipira. Para ter o selo, é preciso se adequar às normas de bem-estar animal para galinhas poedeiras.

A certificação de bem-estar animal na caixa de ovo caipira é a prova para o consumidor de que este produto realmente foi criado a partir de um manejo humanizado. Vale lembrar que caso a produção já tenha o selo de bem-estar animal Certified Humane, é muito mais fácil se adequar às exigências para o sistema caipira.

Faça seu comentário