Qual a importância da produção de leite sustentável?
O consumidor atual exige que todas as empresas atuem com ética e responsabilidade sócio-ambiental. Para empresas e produtores do ramo de alimentos, o manejo responsável e o bem-estar animal são cada vez mais indispensáveis para se posicionar no mercado, agregar valor ao produto final e conquistar a confiança do consumidor – e a produção de leite sustentável faz parte disso.
A produção de leite sustentável oferece uma série de vantagens que vão muito além da construção de uma boa imagem: ela também beneficia a cadeia produtiva e a qualidade do produto final, entre outros ganhos. Quem afirma são os próprios criadores de bovinos que adotaram a produção de leite responsável certificada pelo Programa Certified Humane.
Quer saber mais sobre as vantagens de se produzir leite de forma sustentável? Conhecer os exemplos de quem já está se beneficiando com o bem-estar animal? E entender o que isso tem a ver com a preocupação do consumidor com a sustentabilidade?
Siga conosco e confira!
Vantagens produtivas
A produção de leite responsável gera vantagens na própria cadeia produtiva que são comprovadas por estudos científicos e por inúmeros criadores que adotaram as normas de bem-estar animal – a melhor forma de se produzir leite de forma sustentável. Isso porque são normas criadas justamente para preservar animais, meio ambiente e a saúde humana.
Veja algumas das principais vantagens:
– O bem-estar animal melhora a quantidade e a qualidade do leite produzido;
– Animais maltratados, estressados ou com desconforto reduzem a produção de leite;
– Os bovinos, estando bem cuidados e manejados, são mais saudáveis e menos suscetíveis a doenças e acidentes;
– O manejo é facilitado e melhora o ambiente de trabalho da equipe e minimiza riscos de acidentes com os animais.
Exemplo 1: Guaraci Agropastoril
Localizada em Itirapina, no interior de São Paulo, a Guaraci Agropastoril é uma das empresas que já está usufruindo das vantagens da produção de leite sustentável. Seus três pilares são produção orgânica, bem-estar animal e baixa emissão de gases de efeito estufa – e foi com esses valores que ela conquistou a certificação de bem-estar animal Certified Humane.
“Sabemos que respeitar os animais, eliminando fatores de risco ou estresse, nos garantiria uma produção melhor e com animais mais sadios. Buscamos a certificação porque o bem-estar animal faz parte da essência filosófica do nosso negócio”, diz o sócio-proprietário, Luis Fernando Laranja da Fonseca.
Exemplo 2: Colun
Não é só no Brasil que empresas e produtores estão valorizando e usufruindo das vantagens da produção de leite sustentável: a Colun foi a primeira cooperativa do Chile a conquistar a certificação de bem-estar animal Certified Humane para bovinos leiteiros. Uma conquista que seus cooperados consideram um momento-chave no desenvolvimento da empresa e do cuidado com os animais e a qualidade dos produtos finais.
A preocupação do consumidor
Se o consumidor atual exige sustentabilidade, a melhor forma de conquistar sua confiança é comprovando que suas atividades são sustentáveis. Para tanto, a empresa pode oferecer informações detalhadas sobre como o alimento foi produzido, como os animais foram tratados e como os impactos sobre o meio ambiente foram minimizados.
→ Baixe agora mesmo o e-book “O bem-estar dos bovinos leiteiros na prática”!
Publicado em 07 dezembro de 2022