Nutrição e estresse térmico para frangos de corte
Assim como as características das instalações e do manejo, o conforto térmico das aves é um dos principais fatores que influenciam na sua qualidade de vida e bem-estar.
A nutrição dos frangos de corte pode amenizar os efeitos da condição de estresse térmico que eles podem sofrer ao longo da criação.
Na cadeia produtiva, se o manejo não for cuidadoso, esses animais podem sofrem consequências mais severas por estresse térmico em duas etapas da vida: sentindo frio nas primeiras semanas de nascimento ou calor antes do período de abate.
Vale destacar que a qualidade da carne dos frangos de corte é sensivelmente afetada pela temperatura, que pode interferir na capacidade dos animais de reter água, manter a cor e o pH, reduzindo a qualidade dos produtos derivados e o valor econômico dos cortes.
Portanto, entender as ferramentas que uma dieta balanceada pode oferecer auxilia no equilíbrio térmico especialmente nessas fases e frente a desafios extremos do clima como o calor, se tornam aliadas das condições ambientais para manter a qualidade de vida dos animais.
Neste artigo, entenda como a nutrição para frangos de corte é elemento fundamental para manutenção do bem-estar dessas aves e da qualidade do produto final.
Impactos da nutrição para frangos de corte
A nutrição dos frangos de corte pode ser uma aliada para minimizar o estresse por calor. Ela pode ser uma ferramenta importante em razão das características biológicas dessas aves.
O frango é um animal que produz calor e necessita constantemente de equilíbrio térmico interno, o que se chama de homeotermia, especialmente porque a capacidade de dissipar o aquecimento não é tão eficiente por não ter glândulas sudoríparas para suar.
Sua temperatura corporal ideal está em torno de 41 graus, e um ligeiro aumento de 4 ou 5 graus pode causar sua morte.
Nesse sentido, um balanceamento eficaz na geração de calor da ave pode ser eficaz para seu bem-estar e produção de uma carne de qualidade.
Conheça oito aspectos de bem-estar animal para frangos de corte
Dieta balanceada
Os ajustes na alimentação são essenciais para que o produtor regule as causas do estresse e o entenda como indicador para medir o bem-estar da ave.
Um fator importante que é impactado pelos nutrientes da dieta é a qualidade da respiração dos frangos de corte.
O desequilíbrio térmico torna a respiração das aves ofegante, causando a formação de radicais livres que, em excesso ou acima da capacidade antioxidante, promovem estresse oxidativo.
Esse tipo de estresse térmico pode ocorrer pelo excesso de frio ou calor, porém tende a ser mais severa com desafios por calor.
Para que o aquecimento gerado pelo metabolismo, as trocas de calor com o ambiente e as perdas por evaporação estejam equilibradas, é preciso buscar ferramentas nutricionais.
Dicas de nutrição para amenizar o estresse térmico
Uma ração que permita boa absorção de nutrientes é vital para o metabolismo dos frangos de corte, e reflete diretamente na saúde intestinal das aves, no sentido de que a eficiência alimentar das aves está em função da temperatura.
Esse fator envolve a distribuição balanceada das enzimas, vitaminas e aminoácidos que impactam no desempenho do controle térmico.
No desenvolvimento da dieta, alguns pontos devem ser considerados pelos produtores na nutrição para frangos de corte. São eles:
- Ingredientes que proporcionem melhor digestão;
- Dieta com suporte de enzimas digestivas;
- Nutrientes para incremento da imunidade;
- Foco na redução do estresse oxidativo.
Os ativos que podem melhorar o aproveitamento dos alimentos e aumentar a eficiência nutricional estão separados em alguns grupos:
- Aminoácidos e proteínas: utilizados sem excesso, possibilitam melhora nos índices de eficiência do processo econômico e ambiental do metabolismo dos frangos.
- Enzimas: promovem a saúde intestinal, reduzem a demanda de energia no processo digestivo e o calor endógeno.
- Vitaminas: podem prevenir problemas de oxidação e estresse térmico, especialmente se associadas ao zinco, selênio e vitaminas E e C.
- Ácidos orgânicos: melhoram a digestão dos nutrientes, aumentando a resposta imune e a ação antimicrobiana, além de reduzirem o pH intestinal.
- Óleos essenciais: os óleos constituem-se em uma possibilidade de uso na dieta dos frangos. Podem atuar como promotores de crescimento naturais, antibacterianos, anti-inflamatórios, antiparasitários, antioxidantes e imunomoduladores, além de estimularem a motilidade intestinal, aumentando a digestibilidade e a absorção dos nutrientes.
SAIBA MAIS: Enriquecimento ambiental para frangos de corte
Certified Humane atua para o bem-estar dos frangos de corte
A nutrição para frangos de corte e seu impacto no conforto térmico está diretamente relacionada às boas práticas de bem-estar que refletem não apenas na qualidade de vida das aves e do produto final, mas sobretudo na redução de custos e perdas nos processos, na melhora o ambiente de trabalho, no aumento da produtividade e na diferenciação no mercado.
Essa estreita relação da qualidade do produto com as exigências do consumidor, relacionadas à ética e ao respeito no trato aos animais, pode ser atestada no processo de produção da Sadia Bio.
A linha de cortes de frangos respeita todos os critérios estabelecidos pela Certified Humane para a produção com selo de bem-estar animal, por meio de uma cadeia produtiva certificada, livre de antibióticos e melhoradores de desempenho.
A Certified Humane realiza a inspeção do processo de criação nas granjas produtivas da Sadia Bio com objetivo de avaliar o cumprimento das normas de bem-estar animal.
Nas granjas da empresa, os frangos de corte são alimentados com ração 100% vegetal e contam com área de repouso para manifestar seu comportamento natural, como ciscar e bater as asas.
A Seara também é uma certificada com o selo de bem-estar animal para frangos orgânicos, criados sem antibiótico e alimentação 100% vegetal, em granjas de um grupo exclusivo de aproximadamente 100 produtores integrados que ficam na região de Amparo, em São Paulo.
No processo de certificação, a empresa promoveu a adaptação das granjas conforme as orientações descritas no referencial de frango de corte da Certified Humane, que realizou auditorias e esclarecimentos ao longo das etapas de inspeção para aprovação da cadeia de produção com selo de bem-estar animal.
Ficou interessado em saber como ocorre o processo de certificação na produção de frangos de corte? Acesse este link e baixe as Normas para Criação de Frangos de Corte.
Publicado em 14 dezembro de 2023