Um curso bem-estar animal introdutório vem sendo promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com inscrições gratuitas. As aulas são ministradas online e abordam temas relacionados ao bem-estar dos animais de produção, como conceitos, história e legislação vigente. Podem participar todos os profissionais que possuem interesse pelo tema.

A busca por garantir o bem-estar animal nas operações rurais está em constante crescimento mundo afora e o número de adeptos às boas práticas relacionadas aos animais de produção é cada vez mais abrangente. Isso explica a oferta do curso de bem-estar animal como este. 

Este Curso de Introdução ao Bem-estar Animal do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), oferecido pelo MAPA, é um curso básico, mas considerado importante para o primeiro passo no mundo das boas práticas animais, segundo o Instituto Certified Humane – principal certificador de operações com selo de bem-estar animal na América Latina e Ásia

“Cursos como este oferecidos representam um caminho importante para que mais produtores e indústrias do setor realizem o cuidado necessário com os animais. Isso influencia principalmente no reconhecimento do papel do bem-estar animal, que permite que os animais de produção expressem seus comportamentos naturais e tenham uma vida digna“, considera Luiz Mazzon, diretor geral da Certified Humane América Latina e Ásia.

 

O curso

De acordo com Lizie Pereira Buss, Médica Veterinária Auditora Fiscal Agropecuária do MAPA e responsável por guiar o curso, o objetivo da iniciativa é apresentar os conceitos de bem-estar animal e ensinar os participantes a aplicá-los no dia a dia do seu trabalho. 

Dentre as abordagens estão os impactos provocados nos animais, além de ferramentas de auxílio existentes para medição, e práticas para reduzir os impactos negativos e influenciar numa melhora na qualidade de vida dos animais.

Segundo o Ministério da Agricultura, o curso será autogestionado, ou seja, o aluno irá avançar cada fase conforme seu próprio ritmo de aprendizado e nos horários que melhor se encaixam na sua rotina. 

Após a conclusão de todos os módulos, o aluno receberá certificado de participação caso alcance qualificação final igual ou superior a 80 pontos – essa pontuação também dá direito a um emblema digital referente ao curso de Introdução ao Bem-Estar Animal. As inscrições podem ser feitas neste link.

 

Normas de bem-estar animal

Para que você possa aplicar todas as boas práticas de bem-estar animal na sua produção, baixe o Manual de Diretrizes, que apresenta uma descrição detalhada do processo de certificação, inspeção, direitos e deveres dos operadores certificados, resolução de conflitos e todos os procedimentos relacionados.

Adeque a sua criação conforme as normas de bem-estar animal Certified Humane para cada espécie. Estes referenciais foram desenvolvidos por um grupo de especialistas e pesquisadores da Humane Farm Animal Care (HFAC) – uma organização sem fins lucrativos mantida pela contribuição dos produtores certificados e pelas suas doações. 

Faça seu comentário