Project Description

Operações certificadas – Huevos Colbún

Produzir ovos de forma responsável com os animais e com o meio ambiente. A partir deste princípio, a chilena Huevos Colbún buscou o programa Certified Humane para nortear os padrões de produção de galinhas de postura. “Seguir as normas de bem-estar animal do Instituto significa dar aos animais uma qualidade de vida extraordinária para que, como resultado disso, possamos entregar ovos de melhor qualidade para os consumidores”, avalia o diretor da empresa, Felipe Molina.

 Localizada na região de Maule, no Chile, a fazenda conta com 2 mil galinhas poedeiras criadas no sistema free range – as aves vivem livres pelo campo e à noite dormem em galpões, onde também ficam em liberdade. Assim, podem desenvolver comportamentos naturais como pousar, aninhar, bater as asas e socializar com outras galinhas em um ambiente seguro.

Desde o início da produção da granja, as instalações foram construídas para atender inteiramente aos critérios de bem-estar animal exigidos pelo programa Certified Humane. “Os principais desafios foram entender, aplicar e gerenciar o manejo para realizá-lo em conformidade com as regras”, explica Molina. A Huevos Colbún começou como um desejo de amigos, e logo se tornou uma grande empresa produtora de ovos de galinhas felizes. “Queremos nos tornar uma referência na produção de ovos e reconhecidos tanto pela qualidade quanto pelo tratamento humanizado com as nossas aves”, comenta.

Criar galinhas é muito mais do que apenas produzir ovos

O cuidado com as aves é primordial na Huevos Colbún. “Nós acreditamos realmente que é possível produzir ovos

de forma eficiente respeitando as exigências para promover o bem-estar animal”, diz. Para Molina, a certificação de bem-estar animal auxilia, e muito, a aumentar as possibilidades de comercialização dos produtos com o selo. “É uma forma de se diferenciar no mercado tradicional”.

Na Colbún, as galinhas poedeiras se alimentam a partir de uma dieta 100% natural, livre de hormônios ou suplementos e isenta de ingredientes de origem animal. A alimentação é especialmente formulada à base de milho e soja. Além disso, como vivem livres, as aves ainda consomem capim, insetos e vitaminas naturais. Ao longo do dia, na fazenda, as galinhas podem brincar e se refrescar à sombra das árvores, tomar banhos de terra e socializar com outros pássaros. Tudo isso para promover a consciência ambiental e o conhecimento ecológico, assumindo a responsabilidade do uso racional dos recursos naturais em vista do desenvolvimento sustentável.

“Acreditamos que produzir ovos de maneira responsável implica em uma série de responsabilidades. Uma delas é priorizar o bem-estar dos animais e não o número de produção de ovos. O nosso objetivo é criar galinhas e depois produzir ovos”, finaliza. A missão da Huevos Colbún é produzir ovos saudáveis com a menor intervenção humana possível, respeitando o comportamento natural e o bem-estar dos animais. Os ovos da empresa estão em restaurantes, hotéis e cassinos. Mais informações sobre a granja certificada podem ser encontradas no site www.huevoscolbun.cl.

Faça seu comentário