Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Granja Refen – Top Eggs

Promover um ambiente agradável e com baixo nível de estresse para as galinhas. Este é o objetivo da granja Refen, ambiente de produção da Top Eggs, mais uma certificada pelo programa de bem-estar animal Certified Humane. Localizada em Cascavel (PR), a propriedade cria galinhas no sistema cage free, longe de gaiolas. A empresa conta com um núcleo de recria de aves e cinco núcleos de produção, com capacidade de produzir até 600 mil ovos por dia. (informação no vídeo do facebook).

A Top Eggs conquistou a certificação no início de 2019, sendo que a propriedade possuía um complexo de 39 aviários até 2016. Depois disso, a preocupação com o bem-estar e o respeito aos animais passou a ser o pilar da produção da empresa. O sistema de criação consiste na recepção de 230.000 pintainhas de um dia de vida em cada alojamento – o núcleo de recria está isolado, possui vegetação e sistema de criação “Darkhouse”, no qual a luminosidade é controlada, mantendo as aves mais calmas e evitando lesões cutâneas nos animais.

Após 18 semanas, estes são transferidos para dois núcleos de produção. Nestes galpões, há duas linhas centrais de ninhos com coleta totalmente automatizada de ovos, poleiros, bebedouros do tipo nipple (com dosador, fazendo com que a cama fique sempre seca e que a água esteja sempre limpa), comedouros e calhas, além de todas as condições ideais para a ambiência das aves.

“O sossego da galinha”

A Top Eggs faz tudo para promover a tranquilidade das galinhas – “nós acreditamos que o bem-estar animal propicia a produção de um alimento de qualidade insuperável, visto que as aves envolvidas no processo têm cargas de sofrimento muito reduzidas em comparação ao sistema tradicional, uma vez que o seu nível de estresse é reduzido ao máximo”, avalia o gestor da Top Eggs, Renato Festugato Neto. Na infância, ele e a avó Suelly tiveram contato com a Associação de Proteção aos Animais de Porto Alegre (RS), que sempre recebeu animais em estado deplorável com o objetivo de melhorar suas condições de vida. Este contato e a influência de sua mãe, que hoje é nutricionista da empresa, fez o propósito de cuidar dos animais ficar ainda mais forte.

A Top Eggs aderiu ao programa Certified Humane por compreender que o respeito aos animais é indispensável para, como consequência, atingir uma produção de maior qualidade e realizada de forma racional, com bem-estar. “Acreditamos que com o auxílio do Instituto Certified Humane e seu conhecimento, além do resultado de outras experiências ao redor do mundo, conseguiremos atingir ou estar bem próximos do que representa em termos internacionais esta certificação”, complementa.

A empresa já verifica mudanças no sistema de produção. “O que percebemos é que nossas aves estão muito mais tranquilas, são muito curiosas e estão botando ovos bem bonitos. Os animais e os manejadores são muito felizes”, diz Renato. “Somos iniciantes na criação de galinhas no sistema cage free mas a nossa atividade já está gerando um grande impacto na opinião pública de Cascavel e região”, avalia.

Atenção a todos os itens

As áreas da granja são 100% reflorestadas ao redor de todos os aviários. Para maior segurança da propriedade, todos os veículos passam por assepsia veicular. Além da granja Refen, a Top Eggs conta com uma fábrica de ração e local de armazenamento, com entreposto de ovos, com capacidade para classificar e embalar cerca de 180 mil ovos por hora. Assim, as aves são criadas em um ambiente agradável e alimentadas com ração fabricada na própria granja, livre de qualquer tipo de antibiótico ou promotor de crescimento e de subprodutos de origem animal em sua composição.

“Para nós, o ambiente em que todos os seres estão, incluindo os animais, é fundamental em suas vidas. Então, nós sabemos que para produzirmos ovos de qualidade, precisamos dar aos animais a melhor vida possível”, finaliza. Os ovos da empresa estão sendo comercializados no mercado local, ao mesmo preço dos produtos convencionais. Pensando em ir ainda mais longe, a top Eggs está em busca de parcerias para a produção conjunta e direcionada ao fornecimento de ovos cage free às grandes redes que pretendem comercializar apenas produtos deste tipo a partir de 2025.

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário