Project Description

Operações Certificadas – Planalto Ovos

Sob responsabilidade da fazenda Planalto Ovos, com unidades localizadas em Uberlândia e Prata (MG), estão mais de 200 mil aves – entre galinhas brancas e vermelhas – que são criadas no sistema cage free. A atividade é recente, iniciou em 2018, mas a expertise e a estrutura foram aproveitadas da Granja Planalto – que atuou como multiplicadora de material genético para avicultura de 1964 a 2017. Durante mais de cinco décadas, a granja possuiu lotes de avós e de matrizes para postura comercial e corte. Por isso, o nome escolhido para batizar a nova granja foi Planalto Ovos, que remete ao histórico de sucesso.

A Planalto Ovos tem capacidade para receber até 600 mil aves para serem criadas em galpões e sem gaiolas. Atualmente, os ninhos são manuais, mas futuramente serão automatizados. Para a criação são adotadas medidas de biosseguridade bastante rigorosas, semelhantes às usadas para matrizes, com a finalidade de prevenir a ocorrência de doenças. Inclusive, um dos diferenciais da empresa é a fábrica de rações própria com capacidade de produção de 16.000 toneladas mensais, sendo 100% vegetal, onde é seguido o conceito do sistema de produção antibiotic free, sem melhoradores de desempenho, quimioterápicos e anticoccidianos, sem alteração constante na fórmula visando minimizar os custos, ou seja, a formulação é elaborada focando no que é ideal para as aves.

Os administradores da granja – José Flávio Mohallem, Carlos Alberto Ceron e Daniel Mohallem – já tinham conhecimento sobre o selo Certified Humane através do mercado em geral. O fato de o setor de industrialização de ovos e de alimentos, especialmente, poder utilizar a certificação, fez a empresa optar por aderir ao selo. Segundo os proprietários, a Planalto Ovos tem o bem-estar animal como um dos seus principais valores, sendo incorporado à filosofia da empresa e disseminado junto aos operadores.

“A certificação comunica os clientes de que estamos atendendo aos requisitos de bem-estar animal. Além disso, ao participar de programas de certificação a empresa é incentivada a realizar melhorias em seu processo”, comentam. Outro fator importante é que a certificação pode se tornar um diferencial que permita o aumento de valor percebido do produto.

100% cage free

Muitas empresas já anunciaram compromissos futuros com relação à criação ou compra de ovos de galinhas livres de gaiolas, mas a Planalto Ovos se antecipou e já engajou 100% da produção no sistema cage free e o selo Certified Humane abrange parte dos núcleos de duas granjas da empresa. Além disso, adotam uma série de medidas de biosseguridade mais rigorosas do que as praticadas no mercado de postura. Outro ponto de destaque é o acompanhamento técnico constante que permite detectar eventuais desvios ainda em uma fase inicial. Este conjunto de procedimentos tem proporcionado condições para que as aves expressem todo seu potencial produtivo e sejam mais saudáveis.

A Planalto Ovos têm 72 funcionários diretos e, como eles residem nas fazendas, os empresários costumam dar prioridade para a contratação de famílias. Hoje, a granja trabalha com três canais distintos de distribuição:

a. Entreposto em Uberlândia: realiza a classificação dos ovos e os comercializa com sua marca própria em um raio de cerca de 240km

b. Indústrias de processamento de ovos: o produto é fornecido para duas empresas de processamento e cada uma delas distribui o produto para uma gama de clientes, havendo distribuição em âmbito nacional e até eventuais exportações

c. Empresas de avicultura: venda de ovos para algumas empresas que não possuem produção própria cage free. O produto é embalado com a rotulagem da empresa que comprou os ovos, com menção a Planalto Ovos como a responsável pela produção

d. Futuramente, outros canais podem ser adicionados, como a comercialização em supermercados ou distribuição institucional para restaurantes, hotéis e etc.

Faça seu comentário