Proporcionar bem-estar às galinhas poedeiras diminui a incidência de doenças e acidentes, melhora a produtividade e a qualidade dos ovos – entre vários outros benefícios para os animais, os produtores e para o cliente final. Este que está cada vez mais exigente quanto aos produtos de origem animal que adquire. E entre os sistemas de produção aptos a prover o bem-estar das aves e a receber a certificação da Certified Humane, destacam-se o cage free e o caipira.
Ainda que apresentem semelhanças e ambos permitem que as galinhas poedeiras circulam com liberdade dentro de um alojamento chamado de galpão ou aviário, os sistemas de criação cage free e caipira não são a mesma coisa: eles trazem seus próprios requisitos quanto a nutrição e fornecimento de recursos para permitir que as aves expressem seu comportamento natural e não sofram com estresse, medo e desconforto. Nos dois sistemas, ressalte-se, as gaiolas são totalmente proibidas.
Quer entender melhor as diferenças entre cage free e caipira, além de descobrir como criar o ambiente ideal para as aves e saber mais sobre a certificação de ovos caipiras? Respostas no texto a seguir!
Sistema cage free x caipira
Tanto no sistema cage free quanto no caipira, as galinhas poedeiras devem poder circular livremente num alojamento onde contam com um abrigo e cuidados adequados e recebem uma alimentação nutritiva fornecida em quantidade e qualidade para a postura – entre outras exigências para que os ovos possam receber a certificação e o selo de bem-estar animal. Já as diferenças entre um sistema de produção e outro você confere abaixo.
Ambiente ideal
Independentemente do sistema de produção escolhido, é primordial oferecer às galinhas poedeiras o ambiente ideal para que a espécie exerça seu comportamento natural – isto é: adaptado às normas do programa do bem-estar animal do Certified Humane.
Em ambos os sistemas:
- No galpão, o piso deve ser coberto por substrato como maravalha ou casca de arroz deve que ser sempre mantida seca e solta para que as aves realizem o banho de poeira;
- As aves são alimentadas com uma dieta balanceada de acordo com a idade e fase de produção.
- As galinhas poedeiras vivem livres de gaiolas em alojamentos ou galpões adaptados para atender às suas necessidades;
- As aves devem ter acesso permanente a poleiros – 15 centímetros de espaço linear para cada ave de postura além de ninhos, comedouros e bebedouros na proporção correta conforme o referencial Certified Humane.
Veja algumas das diferenças entre os sistemas de criação:
Certificação de ovos cage-free
No galpão – A densidade máxima deve ser de 1m2 quadrado para cada 7,1 galinhas para piso único, 9,1 galinhas para pisos com slats e 11,1 galinhas para sistemas de aviário com vários níveis;
Certificação de ovos caipiras
Sistema de produção de ovos que também possibilita a criação de galinhas poedeiras livres de gaiolas e que oferece ao criador a oportunidade de receber a certificação e o selo de bem-estar animal é o sistema de ovos caipiras – muito semelhante ao cage free quanto às características dos alojamentos das aves, mas onde as elas têm acesso diário à uma área externa, além de outras particularidades:
– Deve seguir os requisitos detalhados na norma ABNT NBR 16437:2016.
No galpão:
– A densidade máxima é de 7 aves/m2;
– As aves além de serem alimentadas com dieta balanceada, encontram alimento, insetos e pedriscos no próprio piquete, ou área externa.
– É proibido o uso de pigmentantes que não sejam naturais, além de outros ingredientes proibidos na elaboração da ração.
– Há maiores controles de rastreabilidade sobre a produção da ração consumida pelas aves.
No ambiente externo:
- As galinhas poedeiras além dos alojamentos têm acesso diário a uma área externa chamada de piquete.
- O piquete deve ser coberto por vegetação viva, quando possível;
- A densidade mínima na área externa deve ser de 1m2 para cada 2 galinhas;
- Deve contar com sombra natural ou artificial de forma a reduzir o estresse por calor e evitar o medo das aves contra predadores aéreos.
A Certified Humane foi uma das primeiras certificadoras independentes a oferecer a certificação de ovos caipiras no Brasil. Para tanto, os criadores devem cumprir algumas exigências adicionais e específicas em relação aos sistemas Cage-free e caipira.
Comente