Projeto avalia opinião sobre bem-estar animal na produção de leite
A expectativa para o aumento da produção de leite no Brasil em 2018 estava em mais de 3%, mas foi reduzida pela metade, segundo informações da Associação Brasileira de Laticínios. A queda na perspectiva é resultado da greve dos caminhoneiros, que parou o país no mês de maio, e levará à diminuição da produção de leite no país este ano.
Este só é um dos desafios que esta cadeia produtiva, tão importante por aqui, está enfrentando. Para vencer este e outros obstáculos, felizmente, há iniciativas positivas voltadas para a sustentabilidade na produção de leite. Hoje vamos falar sobre uma delas, o projeto Leite Sul.
Produtores e consumidores de leite podem participar
O Leite Sul é um projeto colaborativo entre a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Positivo e outros parceiros, que promove a pesquisa e a inovação na produção de leite na região Sul do país. A ideia é melhorar a comunicação dos valores, expectativas e prioridades do setor produtivo e dos consumidores de lácteos.
Para isso, estão sendo realizadas pesquisas sobre a opinião de produtores e consumidores diante do bem-estar animal e da sustentabilidade na produção de leite. A partir destes dados, o projeto pretende desenvolver uma ferramenta para auxiliar na identificação do que pode ser melhorado, além de ser uma forma de fortalecer o setor.
Já se sabe que os bovinos de leite, assim como outros animais de produção, compensam a atenção e o cuidado na criação desde o nascimento através de ganhos de eficiência e produtividade. Isso é possível através do bem-estar animal – é importante perceber os sinais que os animais dão para promover uma vida melhor para eles, pois merecem o nosso respeito.
Assim, o projeto Leite Sul é uma forma dos produtores ou consumidores contribuírem para o bem-estar animal na produção de leite. Para responder a pesquisa, acesse o site e responda o questionário. A Certified Humane apoia atitudes como esta, que fomentam o bem-estar para os animais para lhes garantir uma criação livre de dor ou sofrimento. Dê a sua opinião e participe!
Publicado em 10 outubro de 2018