Descrição do Projeto

Operações certificadas Paraje Ideal – Ecologito de Pastoreo

Quem são os certificados – Ecologito

O sonho de vender ovos para grandes supermercados é o que move a Granja Ecologito desde o seu início, há 27 anos. A empresa uruguaia é mais uma certificada com o selo de bem-estar animal Certified Humane. Alfredo Ebbero, que está à frente da produção, começou o seu envolvimento com a avicultura por amor. “Comecei a namorar a filha de um senhor que vendia ovos e foi assim que começou a minha história como produtor”, explica.

Depois disso, Alfredo trabalhou por 24 anos como revendedor, o que lhe trouxe muito conhecimento sobre a criação de galinhas poedeiras. Já em 2001, o produtor iniciou a produção de seus próprios animais com a supervisão técnica de um veterinário e um amigo. “Assim, após muitos erros fui aprendendo como criar as aves”, diz.

Ovo diferenciado

Desde o início da produção, a Ecologito cria galinhas poedeiras no sistema cage free – para que as granjas conquistem a certificação de bem-estar animal neste tipo de criação, precisam abolir todo e qualquer tipo de gaiola. Além disso, todos os animais precisam estar livres para expressarem o seu comportamento natural, como tomar banhos de areia para manter a plumagem saudável, descansar em poleiros e circular livremente pelos alojamentos para socializar com outras aves.

A criação de animais na granja Ecologito vem honrando há 27 anos o nome que a designa, escolhido a dedo por Alfredo. “Acredito que o nome é forte pois induz o consumidor a ver um diferencial no ovo”, comenta. Hoje, são 10.000 animais próprios na Ecologito, que também trabalha com nove granjas associadas, somando um total entre 50.000 e 60.000 aves.

Atualmente, duas granjas, uma própria e outra associada, são certificadas com o selo de bem-estar animal Certified Humane – nestes locais as aves têm acesso à uma área externa, onde podem desfrutar diariamente de uma área de pastagem para ciscar a ter mais espaço ainda para viver em harmonia com a natureza. Os ovos destas granjas certificadas são comercializados com a marca Ecologito de Pastoreo.

Sonho realizado

Alfredo é uma pessoa muito criativa e sonhadora. Quando criou o logotipo da Ecologito, idealizava levá-lo como personagem para a televisão, no canal mais importante do Uruguai. Começou sem dinheiro e sem saber como agir. Com parcerias estratégicas, dois anos depois a marca foi parar na TV, através de propagandas de cunho educativo em prol do meio ambiente e mudança para hábitos mais sustentáveis.

Sempre disposto e preocupado em tratar de questões ambientais, Alfredo percebeu o selo Certified Humane como uma forma de agregar valor ao seu produto, impactando os clientes e transformando-os em consumidores mais conscientes. “O programa está em sintonia com a nossa granja pois atende ao bem-estar das aves, que é nosso pilar fundamental há muitos anos e, além disso, coincide com a nossa filosofia, que não é ser a melhor empresa do mundo, mas a melhor empresa para o mundo”, acrescenta.

O bem-estar animal é seguido à risca na Ecologito, que já percebe que este cuidado com as galinhas também é uma preocupação inerente dos novos consumidores. Logo, também é uma forma de aumentar a rentabilidade da empresa. Alfredo conta que três das galinhas da granja até já foram atrizes em uma propaganda de TV, na campanha “Liberen a Nelly”, para demonstrar ao público como a maioria das galinhas ainda vivem, com sofrimento. “Assim contribuímos para um consumo mais consciente”, diz.

Toda a energia que a granja consome é limpa – a Ecologito possui uma usina solar que abastece toda a produção e o que sobra é devolvido para a rede elétrica. “Não vendemos só um produto, vendemos um conceito, e vamos seguir inovando”, finaliza. Os ovos certificados Ecologito de Pastoreo estão disponíveis em todos os grandes supermercados do Uruguai.

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário