Descrição do Projeto

Operações certificadas Liang Kee Farming – Free Range Eggs

A Liang Kee Farming, assim como a maioria das granjas tradicionais, sempre utilizou o sistema convencional com o uso de gaiolas para a produção de galinhas poedeiras. Porém, há cerca de três anos, o negócio administrado por Tan Leng Yee, membro da terceira geração de uma família de agricultores, iniciou a mudança deste cenário.

Parte da produção da granja, que está na cidade  de Kampar, no estado de Perak, na Malásia, e gira em torno de 300 mil ovos por dia, passou a acontecer no sistema free range – estas galinhas, alojadas em dois galpões da fazenda, são criadas em liberdade e com acesso diário a uma área externa aberta por, pelo menos, 6 horas do dia, quando o clima permitir.

A produção piloto na Liang Kee cumpre todas as regras para a criação no modelo cage free, além de garantir a saída dos animais ao entorno do alojamento. O espaço externo mínimo exigido pela Certified Humane para a produção de ovos free-range é de cinco aves por m².

Galinhas mais saudáveis e felizes

“Comecei a me aventurar no sistema livre de gaiolas a princípio para fins educacionais e consumo próprio. Alunos e escolas vêm visitar a nossa fazenda e percebo que o seu feedback é muito positivo para a criação free range”, explica Tan. Ele ainda constata que as pessoas comentam que os ovos são mais saborosos e que as galinhas parecem mais saudáveis e são mais felizes neste modelo de criação.

Assim como muitos produtores, Tan conheceu o selo Certified Humane em pesquisas sobre ovos enriquecidos com nutrientes. Ele sempre quis diferenciar a sua produção das tradicionais. E foi aí que percebeu que precisava investir em qualidade, independente da quantidade. “Nós, agricultores, vemos tantos produtos químicos, antibióticos e hormônios de crescimento sendo usados para aumentar a produção com o menor custo. Eu sempre educo meus filhos e familiares para evitarem este tipo de produto.  Na minha fazenda usamos os melhores alimentos e ingredientes para os animais”, diz. 

Liang Kee Farming valoriza o bem-estar animal

Tan Leng Yee acredita na importância do bem-estar animal para a sua operação. “Assim como qualquer outra coisa, se você tratar bem os animais, eles o tratarão bem também”, opina. Para ele, investir no bem-estar dos animais gera alimentos de melhor qualidade, preserva o meio ambiente e leva à uma menor necessidade de uso de medicamentos, por exemplo. É uma cadeia. Com tudo isso, o produto recebe mais valor e o produtor pode exigir um preço maior por sua produção. Todos saem ganhando.

Na granja, os colaboradores recebem treinamento adequado e Tan faz questão de certificar que estejam felizes com o trabalho. “Este é o melhor ingrediente para a criação de animais com bem-estar. Trabalhadores felizes têm atitudes mais felizes também… e o resultado são galinhas mais felizes”.

A produção com bem-estar animal na Liang Kee Farming ainda é pequena, mas tem grande potencial de crescimento. “Fico feliz em receber o selo Certified Humane. O Instituto está alinhado com a filosofia da minha empresa de uma forma que ambos queremos que os nossos animais sejam bem cuidados com o objetivo de alcançar maiores produções, com melhor rendimento. Tenho certeza que, definitivamente, os ovos da minha fazenda se destacam entre os outros”, finaliza o produtor.

Veja outras operações certificadas:

Faça seu comentário