A granja modelo da Faculdade de Ciências Animais da Universidade Gadja Madah, em Yogyakarta, é pioneira no estudo e na prática da criação de galinhas livres de gaiola na Indonésia.
Como instituição educacional, a jornada da UGM rumo ao estabelecimento de uma granja cage free foi um esforço colaborativo em parceria com a Global Food Partners e outros membros do consórcio. Nesse sentido, a granja se tornou referência como uma das precursoras da difusão das pesquisas e aplicações de ações que visam boas práticas na criação de aves.
A estratégia do negócio para manter o bem-estar animal e a sustentabilidade da empresa envolve a manutenção do manejo e do cuidado com as galinhas poedeiras, fator crucial para garantir eficiência, produtividade e fornecimento consistente de ovos de alta qualidade para o público-alvo da granja e seus clientes.
Toda produção de ovos provenientes da empresa é certificada com o selo de bem-estar animal da Certified Humane. Os produtos representam 100% de toda linha de ovos que a granja comercializa.
Os ovos são distribuídos principalmente para atender às necessidades do corpo docente da faculdade, e algumas linhas de produtos estão disponíveis para compra no minimercado da universidade e por meio de revendedores da comunidade local.
O International Training Center Cage-Free Innovation and Welfare Hub foi criado a partir da visão compartilhada entre os membros da Universidade Gadja Madah e um consórcio de parceiros liderados pela Global Food Partners, com objetivo de integrar a educação, a formação prática e a promoção do bem-estar animal.
A intenção foi criar uma granja modelo que operasse como centro de treinamento da Faculdade de Ciências Animais, enfatizando a importância de priorizar o bem-estar animal na indústria pecuária. Atualmente a granja recebe produtores de diversos países do Sudeste Asiático interessados na produção de ovos de galinhas livres.
O caminho para a implantação do projeto contou com planejamento estratégico, colaboração com parceiros que partilham dos mesmos nossos valores e o compromisso de criar um modelo sustentável e ético para a produção de ovos.
A granja opera por meio da criação sem gaiolas de galinhas poedeiras, com capacidade para 2.600 aves, gerida por uma equipa de trabalhadores dedicados. O auge da produção média por dia alcança uma produtividade de 93%, mantendo uma taxa de produção de 92%.
Segundo o Profº e PhD Budi Guntoro, diretor da universidade e responsável pela Fapet Egg, a decisão de buscar a certificação de bem-estar animal está alinhada ao compromisso e desafio de administrar uma granja sem gaiolas que priorize o bem-estar dos animais.
“Conhecemos o programa Certified Humane por meio de um dos nossos parceiros, a Global Food Partners, e exploramos informações no site oficial do programa. Esta certificação é um reflexo abrangente da nossa dedicação a práticas éticas em todo o nosso processo de produção de ovos”, afirmou Guntoro.
Embora considerasse viável cumprir as normas da HFAC para o bem-estar dos animais, e as operações de criação sem gaiolas serem uma qualidade inerente à filosofia da Faculdade de Ciências Animais, o Profº e PhD Budi Guntoro conta que um desafio encontrado pela Fapet Egg consistiu na disponibilidade limitada das aves se adequarem ao sistema sem gaiolas.
Além disso, as operações não estavam configuradas para criar pintainhas de um dia (DOC), o que representou um desafio logístico, pois restringiu a capacidade de obter aves que atendiam aos padrões da HFAC.
Segundo Guntoro, enfrentar este desafio exigiu colaboração estratégica e desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento que apoiasse a disponibilidade das galinhas em se adequarem ao sistema cage free na região.
A jornada incluiu ainda a adaptação aos padrões da indústria e o atendimento às necessidades específicas do contexto local. Esse processo de adequação aos padrões de qualidade exigidos pela norma da Certified Humane refletiu o compromisso em garantir que todos os produtos atendam aos padrões do programa.
Desde a implementação dos requisitos do programa Certified Humane, uma mudança notável nas práticas de manejo das aves da Fapet Egg refletiu no aprimoramento da capacidade de atender às necessidades de cálcio das galinhas poedeiras à medida que envelhecem.
A ênfase nos fatores nutricionais orientados pelo programa de bem-estar animal teve um impacto positivo na qualidade das cascas dos nossos ovos, refletido nos depoimentos de clientes que destacaram a melhoria no aspecto sensorial dos produtos.
“O trabalho da Certified Humane serviu como um recurso valioso que nos forneceu orientações que não apenas validam as nossas práticas, mas também contribuem para o objetivo mais amplo de melhorar a criação das nossas galinhas. Apreciamos e valorizamos o papel significativo que a Certified Humane desempenha no avanço das práticas de bem-estar animal na indústria”, finalizou o professor.
Marca certificada | |
Norma aplicada | |
País | |
Local | |
Estrutura de produção | |
Espécie | |
Produtos | |
Telefone | |
E-mail de Contato | |
Website |