Todas as operações que buscam a certificação pelo programa Certified Humane® devem, em primeiro lugar, conhecer e seguir as exigências apresentadas no Manual de Diretrizes.
O Manual de Diretrizes apresenta uma descrição detalhada do processo de certificação, inspeção, direitos e deveres dos operadores certificados, resolução de conflitos e todos os procedimentos relacionados.
Além das exigências contidas no Manual de Diretrizes, cada operação de criação deve cumprir os requisitos específicos para cada espécie animal.
Dentro do referencial de Galinha Poedeiras e de Frangos de Corte, além da certificação padrão de bem-estar animal, o produtor que quiser fazer referência a outros sistemas como o caipira deve cumprir alguns requisitos adicionais. O Instituto Certified Humane foi o primeiro no Brasil a oferecer certificação para ovos caipiras de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para a certificação de vacas leiteiras e de gado de corte, existe também a opção para agregar exigências do “Grass Fed” ou Alimentado a Pasto, se o produtor quiser fazer tal referência nas suas embalagens.
Operações que envolvem o abate de bovinos, suínos e ovinos estão ainda sujeitas às normas estabelecidas pela Dra. Temple Grandin, membro do nosso comitê científico, no guia da North American Meat Institute.
Exemplos de Registros: