Quem pode obter a certificação de bem-estar animal?
A obtenção da certificação de bem-estar animal ainda gera muitas dúvidas. Uma delas é sobre quais categorias de produção e espécies podem obter o selo. Nós produzimos esse post para você saber mais sobre o tema e descobrir se pode obter a certificação de bem-estar animal.
É importante saber que o conjunto de regras que regem a certificação de bem-estar animal e proporcionam uma boa vida a eles se difere de acordo com a espécie. A boa notícia é que as normas bem-estar animal abrangem grande parte da cadeia agropecuária.
Podem requerer a certificação de bem-estar animal as empresas e produtores que criem ou utilizem ingredientes produzidos a partir das seguintes espécies: bovinos de corte e leiteiros, suínos, ovinos, frangos de corte e galinhas poedeiras, perus, cabras, vitelos (bovinos jovens) e bisontes (búfalos).
Se a sua propriedade rural ou empresa produz qualquer ingrediente incluindo alguma das espécies acima, é hora de você verificar como a sua atividade ou estrutura produtiva se encaixa nas categorias que podem receber a certificação de bem-estar animal. Saiba quais são:
Produtores individuais
A certificação de bem-estar animal pode ser obtida por produtores isolados, pequenos ou grandes. Pode ser um produtor de gado, avicultor, suinocultor ou criador de qualquer uma das espécies citadas. A certificação de bem-estar animal tem um custo acessível, o que permite que qualquer produtor, pequeno ou grande, possa obtê-la.
Grupos de produtores
Alcançar a certificação de bem-estar animal em conjunto com outros criadores também é possível, mesmo em grupos de dezenas de produtores. Neste caso, os produtores precisam adotar práticas semelhantes, além de estarem submetidos a um Sistema de Controle Interno para avaliação da produção pela empresa responsável pelo grupo. Produtores integrados a uma empresa ou associados de uma cooperativa rural são exemplos típicos deste caso.
Indústrias que utilizam matéria-prima de origem animal
As indústrias que usam matéria-prima animal na produção de alimentos também podem obter a certificação de bem-estar animal, como os fabricantes de pratos prontos e outros alimentos industrializados. Nestas situações, é assegurado que apenas a matéria-prima de produtores que possuem a certificação seja utilizada.
Empresas que beneficiam produtos de origem animal
As empresas que compram produtos de origem animal, os embalam e revendem também podem conquistar a certificação de bem-estar animal. É o caso dos frigoríficos e laticínios. Aqui, o que é exigido também é que a matéria-prima utilizada provenha de produtores certificados.
Comercializadores de bovinos de corte
Para um grupo que compra bovinos de corte, muitas vezes caracterizado pelo grande número de fazendas de cria e recria envolvidos na cadeia produtiva, a certificação de bem-estar animal deverá abranger o processamento e a manipulação do que é produzido. Eles também deverão se submeter a um Sistema de Controle Interno.
Restaurantes
Os restaurantes, que servem alimentos de origem animal diretamente para o consumidor, são outra categoria que pode obter a certificação de bem-estar animal para certos pratos. Para isso, a exigência é que os respectivos pratos sejam produzidos exclusivamente com ingredientes de produtores certificados.
Acesse nossos ebooks e saiba mais sobre a certificação de bem-estar animal para promover melhores condições de vida a eles.
Preencha o formulário e baixe gratuitamente nosso ebook “Como obter o selo de bem-estar animal e impulsionar o seu negócio”.
Publicado em 06 agosto de 2018