Project Description

Operações Certificadas – Rancho Dos Aguas

granja Rancho Dos Aguas é mais uma certificada com o selo de bem-estar animal Certified Humane. Está localizada na cidade mexicana de Valle de Bravo, no estado do México. “A seção de aviários da fazenda começou como uma forma de trazer mais qualidade para os ovos destinados ao consumo próprio. Hoje, são quatro aviários que alojam 500 aves cada um”, comenta Pilar Osete Felix. Ela é formada em “Ciência Animal” pela Universidade do Arizona, nos EUA. Já trabalhou com cavalos e vacas leiteiras. Agora, está à frente como responsável pela granja.

Manejo humanizado

Lá na Rancho Dos Aguas, que leva este nome pois está cercada por dois rios, o manejo dos animais acontece de forma totalmente manual. “Consideramos que a lida feita manualmente é a forma menos invasiva e mais respeitosa com as galinhas. Além disso, permite que a equipe de trabalhadores esteja a par de todo o processo, o que deixa de acontecer se a produção é automatizada”, explica.

A preocupação da propriedade é que as galinhas tenham condições adequadas para o seu bem-estar desde o nascimento.“Quando os animais são bem cuidados e têm acesso ao bem-estar, respondem com resultados na produção. Eles são seres vivos assim como nós e têm que receber cuidado e amor”, opina. Em vista das melhores condições para os animais, a modalidade produtiva da Rancho Dos Aguas é o free range, no qual as galinhas têm acesso diário a uma área externa por pelo menos 6 horas, sempre que o clima permitir – este não é um item obrigatório pelo programa Certified Humane. Porém, é uma das formas da Rancho Dos Aguas assegurar o seu cuidado com o bem-estar e atenção com as galinhas poedeiras.

Desde pequena, Pilar criou suas próprias galinhas. Além das aves, também tinha contato com coelhos e outros animais. Com o passar do tempo, ela começou a observar a vida deles e perceber o que lhes fazia bem e suas necessidades de vivência. A família responsável pela Rancho Dos Aguas está totalmente envolvida na produção e comercialização dos ovos, além de serem os consumidores mais fiéis.

Garantia para o consumidor

O conhecimento do selo de bem-estar animal Certified Humane pela Rancho Dos Aguas se deu na busca dos proprietários por padrões que permitam uma melhor qualidade no processo produtivo, além da ideia de oferecer um tipo de garantia disso para o consumidor. “Aderimos ao programa pois compartilhamos da mesma filosofia, de buscar o bem-estar dos animais e não apenas vê-los como alimento”, diz.

A equipe de trabalho se esforça para oferecer uma boa vida para as aves. “O clima em Valle de Bravo é complicado para a produção em função das chuvas e do inverno. Entretanto, as galinhas não são afetadas, já que investimos em instalações adequadas e seguras para os animais”, complementa. Além disso, a granja está atenta ao mercado atual e tem se dedicado à venda dos ovos em domicílio. Segundo Pilar, os clientes estão felizes pois têm acesso a ovos frescos toda a semana, assim como os restaurantes a quem fornecem o produto.

A fazenda se dedica à produção de ovos com muito amor e tem muito orgulho em perceber que o consumidor está mais preocupado com o bem-estar dos animais. “É uma grande felicidade perceber que o nosso produto está conquistando o seu lugar no mercado”, finaliza. Nos próximos dois meses a Rancho Dos Aguas irá construir mais dois aviários devido a grande demanda de ovos. Hoje, o produto é comercializado para restaurantes e também para o consumidor final.

Faça seu comentário