Bem-estar animal: dicas de alojamento e ambiência para a criação dos suínos
Assim como ocorre com qualquer animal de criação, fomentar o bem-estar dos suínos deixa os animais mais saudáveis e tranquilos, o que se reflete em várias vantagens para o suinocultor. Além de atender às exigências do mercado, o bem-estar animal reduz o custo da operação, aumenta a produtividade e assegura a qualidade do produto final – e um dos pontos cruciais para tal está nos ambientes para suínos.
Criar os suínos em espaços adequados às características da espécie mantêm os animais dóceis, reduz as mortes e lesões e facilita o manejo – é, portanto, uma das exigências do programa criado pela organização Humane Farm Animal Care (HFAC). Ao cumprir todas as regras do programa, o suinocultor conquista o direito de usar o selo Certified Humane na embalagem dos produtos derivados dos suínos.
Então siga conosco para conhecer dicas que asseguram o bem-estar animal nos ambientes para suínos!
Comportamento natural
É fundamental que o ambiente de criação permita que os suínos exerçam o comportamento natural da espécie e os mantenha livres de estresse, medo e desconforto físico ou térmico. O espaço não deve conter características físicas que causem ferimentos e os animais não devem ter contato com gases tóxicos, tinta fresca, desinfetantes e outros produtos químicos.
Confira algumas dicas que auxiliam a preservar o comportamento natural dos suínos:
– Mantenha um registro com pontos importantes sobre a granja: área total, área construída para os animais, total de suínos em relação à idade, peso e espaço disponível nos espaços de alojamento, etc.;
– Assegure-se de que as instalações elétricas são inacessíveis para os suínos;
– Evite que os animais sofram por frio ou calor conservando termicamente o ambiente de criação com o apoio de ventilação efetiva e outros sistemas sempre atendo às necessidades conforme a idade dos suínos.– Garanta a qualidade do ar mantendo a concentração de amônia abaixo de 10 ppm;
– Não os aloje em alta densidade: os suínos precisam de um espaço mínimo equivalente a 1,5 vezes a área que ocupam ao deitar e devem se virar e esticar os membros facilmente;
– Suínos criados internamente devem ser mantidos ou ter acesso a uma área de repouso para se deitar com superfície seca e camas de palha ou de borracha para evitar o desconforto.
Suínos criados ao ar livre
Se o sistema escolhido contemplar suínos criados ao ar livre, é necessário fornecer uma área de repouso seca, bem drenada, confortável e que abrigue todos os animais. Outros cuidados incluem a oferta de um abrigo contra o vento e a chuva, para o período frio do inverno, e acesso permanente a uma área com sombra, áreas úmidas e lama no calor do verão.
Enriquecimento ambiental
O enriquecimento ambiental é uma ferramenta que ajuda a prevenir e minimizar a ocorrência de brigas entre os suínos e que também favorece o comportamento natural da espécie. Dando aos animais acesso a materiais como palha, serragem, correntes, cordas e bolas, sua curiosidade é estimulada e eles se sentem estimulados a fuçar, a cavar e a mascar.
Outro fator vital dos ambientes para suínos é que um indivíduo nunca deve estar isolado da visão, do cheiro e do som dos outros animais.
Exigências para matrizes suínas
Tendo em vista a importância da maternidade, os ambientes onde as matrizes suínas são criadas precisam seguir algumas exigências específicas – a começar pelo fato de que elas precisam de mais espaço para que tenham conforto e para evitar acidentes com os leitões.
Conheça algumas dicas que ajudam a atender estas exigências:
– Matrizes suínas adultas precisam de um espaço total de piso de 3,5 m² por fêmea;
– Matrizes de primeira e segunda parição precisam de um espaço de piso equivalente a 2,5 m² por fêmea;
– A área de repouso deve dispor de pelo menos 5 m² para cada matriz adulta e 1 m² para fêmeas de primeira e segunda parição;
– Até desde 48 horas antes do parto deve-se fornecer materiais para que a matriz construa um ninho, comportamento inato de grande relevância para elas;
– O ambiente de parto deve dispor de cama (pode ser de palha) e permitir que a matriz vire-se livremente;
– As baias para parição devem ter no mínimo 1,8m x 2,4m, dispor de área protegida para os leitões de ao menos 0,8 m² e uma zona aquecida. Para evitar que a matriz machuque os
leitões ao se deitar, a proteção lateral deve estar entre 20cm e 25cm de distância da parede com a altura do piso seguindo a mesma medida.
– É proibido o uso de celas tradicionais, retas e estreitas para a gestação e parição de suínos.
Exigências para leitões
O ambiente de criação dos leitões também precisa seguir exigências específicas quanto às medidas mínimas para a área de cama e o espaço total disponível para os suínos – medidas que vão sendo atualizadas à medida que os animais crescem.
Confira as medidas exigidas no ebook: O bem-estar dos suínos na prática.
Publicado em 28 abril de 2022