1. Como funciona o processo de certificação, por onde começo?

1. Como funciona o processo de certificação, por onde começo?

O primeiro passo é conhecer, entender e aplicar na sua fazenda ou granja o referencial de bem-estar do animal de produção que você cria. Você encontra todos os referenciais aqui. Se tiver alguma dúvida na interpretação das exigências, entre em contato conosco por email e, se necessário, faremos o contato via telefone para esclarecer suas dúvidas no menor tempo possível. 

Depois de adotar todos os requisitos detalhados no respectivo referencial de bem-estar animal, entre em contato conosco para que possamos lhe enviar os formulários de solicitação que se aplicam à sua operação. Com os formulários preenchidos corretamente, elaboramos um orçamento para a realização da sua inspeção anual. Ao assinar este orçamento, você confirma o início formal do processo de certificação. A partir disso, definimos uma data para a auditoria presencial da sua operação por um profissional da nossa equipe técnica.

Durante a auditoria nosso inspetor irá validar as informações detalhadas nos formulários de solicitação, assim como irá verificar toda a sua estrutura, os animais e a gestão do negócio visando confirmar que todos os requisitos do respectivo referencial de bem-estar animal estão sendo cumpridos. 

Ao final da auditoria o inspetor preenche a ata de inspeção listando as não conformidades (NCs) identificadas. Este documento é assinado pelo produtor e pelo auditor. Após alguns dias, você recebe da nossa equipe uma notificação com o resultado da inspeção, acompanhada de um relatório descritivo, onde serão apresentadas as NCs definitivas.

Normalmente são as mesmas presentes na ata de inspeção, podendo haver pequenas modificações. Você recebe também um relatório onde deverá descrever todas as ações corretivas ou planos de ação propostos para resolver as NCs dentro do prazo estabelecido, geralmente 30 dias. 

Dependendo da quantidade de NCs identificadas ou da sua gravidade, pode ser possível que uma nova auditoria seja marcada. Caso contrário, você deve enviar as informações solicitadas no prazo determinado e, se forem consideradas suficientes para resolver as NCs, você recebe um Certificado de Conformidade válido por 12 meses. 

Durante este período você pode fazer referência à certificação de bem-estar animal e utilizar o selo Certified Humane® nos seus produtos certificados, após a devida aprovação das embalagens pela nossa equipe.

Faça seu comentário

2020-08-04T20:54:02-03:0004/08/20||

Comente