Descrição do Projeto

Operações Certificadas Rozendo Vicente Teixeira – Granja São Marcos – Ovos Naturegg

Os animais têm sensações e sentimentos que precisam ser considerados e respeitados – é isso que norteia as atividades do produtor Rozendo Vicente Teixeira, proprietário da Granja São Marcos, com sede em São José do Rio Pardo (SP). O grupo obteve o selo Certified Humane para a Fazenda Taquarantã das Matas, localizada em Mogi Guaçu, que foi adquirida em 2017 para dar início à criação de galinhas poedeiras. “A exploração do animal em uma atividade econômica infelizmente é necessária para que seja possível alimentar a população em larga escala, mas isso não quer dizer que não se possa respeitar o seu bem-estar”.

O primeiro contato de Rozendo com o selo Certified Humane aconteceu há muitos anos na gôndola do supermercado, onde ele se deparou com diversas marcas que o possuíam. O produtor decidiu entender o significado da certificação e passou a trabalhar para obtê-la. “O desejo de ostentar o Selo vem do nosso desejo de compartilhar os valores de bem-estar animal e cuidado com a saúde da família”.

A conquista da certificação de bem-estar animal para a Fazenda Taquarantã veio com o produto chamado Naturegg, nome criado pela empresa para comunicar o respeito à natureza das aves e à família consumidora. Lá, os cuidados na criação dos animais vêm em primeiro lugar: a produção é livre de antibióticos preventivos, promotores de crescimento e sem o uso de ingredientes de origem animal. As galinhas poedeiras são criadas no sistema cage free, longe de gaiolas, e também no modelo caipira, com acesso diário a uma área externa.

Equipe respeitosa e animais felizes

O primeiro alojamento de galinhas poedeiras foi construído em 2018, em uma área que conta com 6 galpões para abrigar 7 mil aves cada, totalizando cerca de 40 mil aves. O produtor adotou várias práticas de bem-estar animal, como o respeito aos limites de densidade máxima no alojamento, o fornecimento de recursos consistentes com as melhores condições, área para pastoreio, controle de ambiência, entre muitas outras de criação humanizada.

A Fazenda Taquarantã deu início às atividades avícolas da Granja São Marcos em postura comercial. Esse é o primeiro projeto dentro do grupo empresarial familiar desenhado e executado exclusivamente por membros da segunda geração, o que, segundo o proprietário, representa uma transição importante e um sucesso no desafio de passar o negócio para outras gerações. Até então, a granja familiar fundada em 1984 comercializava rações animais no norte de São Paulo e sul de Minas Gerais. Em 1986, o proprietário Rozendo Vicente Teixeira adquiriu a primeira propriedade totalmente dedicada à avicultura, com produção baseada em frangos de corte.

“O ponto chave é que nossa equipe é formada por profissionais que compartilham os nossos valores e que foram treinados para respeitar e serem gratos ao animal que está nos proporcionando renda. Essa visão do negócio por todos reverbera em pequenas atitudes que são decisivas na vida feliz desses animais”, diz Rozendo. Ele relata que as aves da Fazenda Taquarantã são muito curiosas, e, para evitar tumulto e ansiedade entre elas, a equipe tem o cuidado de deixar claro aos animais o que está fazendo. Os funcionários também realizam todas as ações de maneira repetitiva, dessa forma as aves entendem o que acontece no dia a dia e as ações deixam de ser uma novidade e não são alvo de sua curiosidade, o que evita acidentes.

A maior parte dos colaboradores mora nas dependências da Fazenda Taquarantã, proporcionando uma rotina de baixo fluxo de veículos e poluição. A localização da propriedade é isolada, a fim de garantir a biossegurança, acabando por refletir também na calmaria do ambiente. Uma equipe de 20 funcionários e 5 pessoas da família trabalham na Fazenda Taquarantã.

A filosofia da Granja São Marcos e o programa Certified Humane® caminham na mesma direção, já que o negócio foi criado com o objetivo específico de fornecer produtos conscientes em termos de saúde da família e bem-estar animal. “Quando desenvolvemos o nosso produto queríamos ter algo que tivéssemos satisfação e orgulho de servir para a nossa própria família e entendemos que seria importante para propagar os nossos valores com credibilidade que tivéssemos uma certificação tão criteriosa e reconhecida, colocando o nosso negócio junto a um grupo seleto de empresas que ostentam o selo”.

Veja outras operações certificadas:

Faça seu comentário