Project Description
Operações certificadas – Pingyao Weihai Ecological Agriculture Co., Ltd
Em 2016, a produtora de ovos Pingyao Weihai Ecological Agriculture Co. construiu o primeiro galinheiro sem gaiolas na China, um espaço equipado para garantir o bem-estar de 20 mil aves. Em seguida, começou a erguer mais cinco galinheiros sem gaiolas – estes com capacidade para criar 30 mil galinhas cada. O próximo passo veio naturalmente: tornou-se a mais nova empresa certificada com a certificação de bem-estar animal Certified Humane.
Foi ao participar das reuniões de organizações para o bem-estar animal que o proprietário da Pingyao Weihai, Li Zhongwei, descobriu o programa Certified Humane. Os benefícios do modelo cage-free, entretanto, ele já conhecia muito bem: “Com o sistema livre de gaiolas, houve aumento no bem-estar das galinhas. Hoje elas podem se mover com liberdade, se alimentar livremente e têm uma postura mais feliz”, relata, antes de completar:
“As galinhas criadas nesta modalidade são vigorosas e resistentes a doenças. A qualidade dos ovos que produzem também é maior, são ricos em nutrientes e seguros, o que é um passo importante para a indústria de ovos do meu país se conectar com o mundo”, explica o responsável pela empresa sediada na cidade de Jinzhong.
Padronização e desempenho
Dedicada não só à produção e ao processamento de ovos como também à agricultura ecológica e negócios relacionados, a Pingyao Weihai Ecological Agriculture Co. distribui seus galinheiros livres de gaiolas em duas fazendas que são atendidas por 25 funcionários. Para Li Zhongwei Li Zhongwei, o processo de certificação de bem-estar animal ajuda no cotidiano da criação.
“Ajustar as operações da empresa aos requisitos do programa Certified Humane foi um desafio que tornou o dia a dia da fazenda mais padronizado e o processo produtivo mais detalhado. Estamos muito satisfeitos”, conta.
Ainda segundo o proprietário, o modelo cage-free também melhora o desempenho da produção: “Por meio de investigações, a empresa descobriu que o desempenho da produção de ovos no modo sem gaiola foi significativamente melhorado. A taxa média de produção de ovos de mais de 95% pode ser mantida por mais tempo e o número de ovos postos também aumentou. São vários dados relativamente elevados”, relata.
Planos para o futuro
Com os ovos livres de gaiolas atualmente correspondendo a 8% do total da produção da Pingyao Weihai, a ideia é ampliar a escala do modelo cage-free até chegar a 100%: “É um mercado que tem grande potencial e a maioria das empresas multinacionais prometeu usar ovos livres de gaiolas. Por isso, a empresa optou pelo cage-free e planeja converter no futuro todo o sistema com gaiolas em um sistema sem gaiolas”, diz Li Zhongwei Li Zhongwei.
Os ovos da Pingyao Weihai Ecological Agriculture Co. podem ser encontrados na China, em Hong Kong e em Macau. Para saber mais sobre a empresa, acesse o site oficial.