Guaraci Agropastoril Ltda

Guaraci Agropastoril Ltda2021-08-09T16:41:15-03:00

Project Description

Operações Certificadas – Guaraci Agropastoril Ltda

A Guaraci Agropastoril, localizada em Itirapina/SP, tem como alicerce de seu trabalho três pilares: produção orgânica, bem-estar animal e baixas emissões de gases de efeito estufa. 

Com esses valores em seu DNA e de olho nas exigências mais recentes do mercado, a empresa buscou e conquistou o selo de bem-estar animal para bovino leiteiro do Instituto Certified Humane Brasil.

A Guaraci Agropastoril iniciou suas atividades de produção de leite orgânico em março de 2018. Essa decisão foi tomada depois de alguns anos de análise crítica sobre os métodos tradicionais de produção leiteira. 

Entendendo que os sistemas convencionais desse mercado não são sustentáveis, a empresa optou pela migração para um modelo que promova a biodiversidade e a vida no solo e também que coloque no centro do modelo produtivo a conservação dos recursos hídricos.

O domínio da técnica de produção orgânica foi o primeiro passo dessa migração. Na sequência, veio a busca pela certificação de bem estar-animal. Por fim, a empresa adequou sua produção para ser neutra na emissão de carbono.

A Guaraci Agropastoril conheceu a Certified Humane por meio do parceiro Fazenda da Toca. Na avaliação do proprietário, Luis Fernando Laranja da Fonseca, a certificação de produtos de origem animal é muito importante para empresas que querem estar conectadas com os consumidores, que estão cada vez mais exigentes: 

– Sabemos que respeitar os animais, eliminando fatores de risco ou estresse, nos garantiria uma produção melhor e com animais mais sadios. Buscamos a certificação porque a questão do bem-estar animal faz parte da essência filosófica do nosso negócio e porque temos a perspectiva de agregação de valor aos nossos produtos – afirma Fonseca sobre a conquista do selo de bem-estar animal.

O proprietário diz que o manejo da empresa já vinha sendo preparado para o desafio de passar pela certificação, mas que o processo da Certified Humane trouxe para a Guaraci outro olhar, mostrando a necessidade de planejamento e organização que resultarão não só na garantia do bem-estar dos animais, mas também em bons resultados zootécnicos.

– O processo de certificação da Certified Humane foi extremamente criterioso e profissional. Mais do que uma avaliação externa, contamos com orientação qualificada para elevar o padrão de manejo e bem-estar dos nossos animais. Reconhecemos na  Certified Humane um alto padrão de profissionalismo, excelência técnica e uma equipe de altíssima qualidade e relevante formação acadêmica – relata o proprietário. 

Segundo ele, o processo de certificação é bastante recente, mas a equipe está convencida de que mudanças de manejo adotadas durante o processo de certificação já levaram a uma melhora de conforto para os animais e que certamente trarão melhorias de indicadores da produção no médio e longo prazo.

Atualmente, em 2021, a granja conta com 430 animais e uma produção de 4 mil litros de leite por dia.

Operações Certificadas – Guaraci Agropastoril Ltda

Marca certificada
Data da certificação
Norma aplicada
País
Local
Estrutura de produção
Espécie
Produtos
Telefone
E-mail de Contato
Website

Veja outras operações certificadas:

Busca de Operações Certificadas

Faça seu comentário