Descrição do Projeto

Operações Certificadas – GallinaRoja

A história da chilena GallinaRoja começou em um bosque de eucaliptos. A ideia de promover o bem-estar dos animais e das pessoas da região sempre esteve latente. Assim, sem se desfazer da vegetação foram iniciadas as atividades para estabelecer uma granja free range na propriedade. Consciente da forma como vivem as galinhas em gaiolas e da realidade das famílias da região e suas necessidades, o responsável pela empresa – José Luis Carrasco – quis mudar a maneira de criar esses animais proporcionando liberdade, deixando-as expressar seu comportamento natural e ainda ajudando as famílias que estariam ao redor. A GallinaRoja está na lista das empresas certificadas com o selo Certified Humane para criação free range.

A granja – que recebeu este nome devido à forma como costumam chamar a seleção chilena de futebol – ‘La Roja’ – é dividida em duas partes: uma área de dois hectares de terrenos e os galpões, com cerca de 750 m². Nos locais, atualmente, são criadas aproximadamente seis mil galinhas das linhagens Hy-Line Brown, mais adequada ao tipo de fazenda e ao clima da região de Coquimbo, em Illapel. No momento apenas um dos galpões é certificado.

A GallinaRoja preza pelo bem-estar das aves, permitindo-lhes transitar por espaços amplos e verdes para realizar adequadamente o pastoreio livre, além de promover o acesso a alimentos e água de forma constante. Na granja, a coleta de ovos é feita manualmente. “Desta forma, nossos funcionários estão em contato com os animais e detectam suas necessidades diárias”, afirma Carrasco. Tudo isso, segundo ele, traduz-se em ovos de excelente qualidade nutricional e sabor diferenciado.

A criação não é apenas um negócio, mas um trabalho especial, com sentimento, e que nasceu como uma forma de ajudar as pessoas que contratamos para a colheita sazonal de nozes e que passavam por dificuldades durante o resto do ano pela falta de trabalho na região. A granja está localizada em um ambiente com vegetação espaçada, sem este tipo de produção animal, o que exige tempo de dedicação e água para manter as áreas verdes propícias para pastagem. Com o clima árido do Norte do Chile, é necessário constantemente irrigar o local para oferecer uma área adequada às galinhas. Essa desvantagem se tornou um ponto positivo para a GallinaRoja, que é líder absoluta na região comercializando os produtos em restaurantes, padarias, confeitarias e aos clientes que recebem os ovos em domicílio.

O selo

O responsável pela granja veio da Espanha cheio de ideias e entusiasmado. Ele conheceu a Certified Humane ao pesquisar sobre o sistema free range na internet. “O fato de querer oferecer a mais alta qualidade nos motivou a obter o selo”, destaca Carrasco. Segundo ele, no programa são especificados importantes aspectos para o cuidado das galinhas, como o espaço mínimo, alimentação, número de bebedouros e comedouros, o uso de poleiros, entre outros, que são de extrema relevância para o bem-estar animal – uma das principais razões que os leva a ter a granja.

“Sempre dizemos que nossas galinhas são o melhor ‘fã-clube’ que existe, porque quando eu entro nos galpões ou nas áreas de pastagem livre elas me seguem constantemente, como se eu fosse uma estrela de rock”, brinca Carrasco. O desejo dele é que as pessoas tomem consciência de quão importante é o cuidado com os animais e que os clientes estejam informados. No Chile, o mercado de ovos de galinhas free range está iniciando, há desconhecimento sobre os benefícios para os animais e como isso afeta a qualidade dos ovos. A GallinaRoja levou três anos para se posicionar  e, hoje, os clientes já conhecem os produtos.

Para conhecer mais sobre a empresa, acesse www.gallinaroja.cl ou acompanhe no Instagram @GallinaRoja e @GallinaFeliz.

Nuestra granja de gallinas free range! Son realmente huevos de campo de gallinas felices#healthy #healthyfood #comidasaludable #salud #huevosorganicos #organiceggs #eggs #huevosdecampo #gallinaslibres #freerange #cagefree #librepastoreo #animaleslibres

Posted by GallinaRoja Huevos on Tuesday, September 4, 2018

Para mais informações, visite http://www.gallinaroja.cl/.

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário