Project Description

Operações certificadas – FAI do Brasil

A Fai do Brasil trabalha para auxiliar os segmentos de produção de alimentos a enfrentar desafios na implantação de boas práticas agropecuárias. Aliando expertise na produção e vasto conhecimento em sustentabilidade, a empresa é mais uma certificada com o selo de bem-estar animal Certified Humane. Além do Brasil, a multinacional também está presente na Inglaterra, Escócia e Estados Unidos, produzindo soluções sustentáveis para a cadeia produtiva de alimentos.

Fazenda em Jaboticabal

No Brasil, a Fai opera uma fazenda nas proximidades da cidade de Jaboticabal, no estado de São Paulo (SP). A propriedade compreende a criação de bovinos de corte, ovelhas, tilápias e galinhas criadas longe de gaiolas – o sistema de produção cage free e caipira da Fai, que produz cerca de 10.000 ovos por dia, é a operação certificada com o nosso selo.

A empresa foi buscar na certificação de bem-estar animal Certified Humane uma oportunidade de aplicar boas práticas produtivas e de controle, melhorando a qualidade de vida das pessoas, animais e produtos. “A certificação auxilia na comunicação do produtor e da indústria com os consumidores finais. É a garantia de que o produto segue normas e processos produtivos que diferenciam o produto final dos convencionais”, comenta Murilo Henrique Quintiliano, diretor executivo da Fazenda Santa Terezinha, coordenada pela Fai.

Bem-estar é prioridade

Em 2014 iniciaram as operações de poedeiras da Fai do Brasil. O projeto nasceu com base no entendimento de que “a produção de ovos com a criação de galinhas no sistema livre de gaiolas já era uma tendência global e que o movimento se tornaria inerente às grandes marcas alimentícias globais rapidamente”, segundo o diretor. O processo de transição para o modelo cage free aconteceu através do aprendizado, produção e posterior auxílio aos produtores.

A Fai tem o objetivo de desenvolver, implementar e divulgar estratégias de manejo que priorizem o bem-estar na propriedade, incluindo os animais, as pessoas e o meio ambiente. “O bem-estar está no cerne de nossas atividades e norteia todos os nosso projetos”, explica Murilo. A produção sustentável também é um dos pilares da empresa, que acredita que é possível produzir com respeito a fatores como a economia, o ambiente e a ética. “A melhor forma de fazer isso e entendendo os desafios e a participação de cada personagem da cadeia produtiva, desde as ações mais usuais até decisões globais”, complementa.

Produção x normas

Murilo destaca que para as empresas que já tem o controle dos processos, a qualidade e o respeito aos animais e a todos envolvidos na produção como base do seu trabalho, a implementação das normas da HFAC pode ser muito simples. “Se os protocolos forem utilizados como guia nas produções, ao invés de uma ‘obrigação’, tudo faz muito mais sentido”, opina.

A certificação de bem-estar animal para a produção de ovos cage free e caipira da Fai do Brasil é apenas o início, já que a multinacional pretende conquistar o selo para outras operações da propriedade. “O programa Certified Humane é uma certificação reconhecida no mercado e o engajamento do Instituto para a melhoria do bem-estar na produção de alimentos deve ser elogiado”, finaliza. A Fai, avaliando os cinco anos de produção de ovos no modelo cage free, já aposta no sistema livre de gaiolas como o futuro da produção de ovos.

Mais informações em: http://www.faidobrasil.com/.

Veja outras operações certificadas:

Faça seu comentário