Instituto Certified Humane Brasil

galinhas com bem estar animalO Instituto Certified Humane Brasil é o representante na América do Sul da Humane Farm Animal Care (HFAC), a principal organização internacional sem fins lucrativos de certificação voltada para a melhoria da vida das criações animais na produção de alimentos, do nascimento até o abate.

Quando você vê o selo Certified Humane® em um produto tem a garantia de que o alimento é oriundo de produtores que atendem exigências objetivas de bem-estar animal.

Atualmente produtos com este selo podem ser encontrados no Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Peru e Hong Kong.

Nossa Missão:

Melhorar a vida dos animais criados em fazendas e granjas direcionando a demanda do mercado para produtos elaborados com práticas mais humanizadas e responsáveis de criação.

logo Certified Humane Brasil - Bem-Estar AnimalO selo Certified Humane® garante aos consumidores:

  • Que o alimento certificado é proveniente de instalações que cumprem com padrões específicos de tratamento de animais de produção.
  • Que o produtor cumpre com os nossos referenciais e os adota na criação dos animais desde o seu nascimento até o abate.
  • Sem gaiolas, sem grades, sem baias fixas. Os animais devem ser livres para expressar o seu comportamento natural. As galinhas, por exemplo, devem poder bater suas asas e tomar banhos de areia e os suínos devem ter espaço suficiente para se movimentar e forragear.
  • Uma dieta com ração de qualidade, sem produtos derivados de animais, antibióticos sub-terapêuticos, ou promotores de crescimento.
  • Os produtores cumprem com regras ambientais e de segurança alimentar, enquanto os abatedouros devem cumprir com os referenciais para o abate da American Meat Institute (AMI), escrito pela Dra. Temple Grandin, membro do Comitê Científico da HFAC

Inspeções para o bem-estar animalNosso Comitê Científico é composto por 40 membros, entre pesquisadores da área animal e veterinários do Canadá, Europa, Brasil, Estados Unidos, Turquia e Austrália.

Há quatro representantes brasileiros no Comitê:

  • Adroaldo José Zanella, PhD – Professor, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, Pirassununga (SP);
  • Andreia De Paula Vieira, DVM, PhD – Cientista do Bem-estar animal, Universidade Positivo, de Curitiba;
  • Luiz Carlos Demattê Filho, DVM, PhD – Diretor Industrial da Korin Ltd, e Coordenador Geral do Instituto de Pesquisa Mokiti Okada;
  • Rosangela Poletto Cattani, DVM, PhD – Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul;

Os referenciais técnicos do Programa Certified Humane são mantidos por meio de inspeções anuais conduzidas por cientistas e veterinários especialistas nas espécies que estão sendo verificadas. São inspeções independentes realizadas em todas as fazendas, granjas e instalações de abate. Saiba mais sobre a Equipe do Programa Certified Humane.

apoio-ongs-bem-estar-animalA Humane Farm Animal Care, responsável pelo Programa Certified Humane é apoiada por mais de 68 organizações humanitárias.

Entre estas ONGs estão a World Animal Protection , a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals e o Center for Food Safety.

Veja a lista com todos os apoiadores da Humane Farm Animal Care.

Principais Objetivos do Programa Certified Humane

  • Melhorar a vida dos animais de criação para a produção de alimentos;

  • Divulgar ao público e aos produtores nas fazendas e granjas sobre as melhores práticas existentes em bem-estar animal;

  • Converter produtores para que passem a adotar práticas de criação com bem-estar animal;

  • Alcançar máxima credibilidade em referenciais de bem-estar animal e processo de inspeção e certificação.

Cabras
Galinhas
Vacas

Certified Humane em Números

0
Empresas Certificadas nos EUA, Brasil, Chile, Peru e Canadá
0
Fazendas e Granjas Certificadas
0
Supermercados e distribuidores comercializando produtos certificados
0
Animais Criados com as Normas Certified Humane (2016)

Nossos Princípios para o Bem-Estar Animal

Um dos principais objetivos das normas Certified Humane é permitir que os animais expressem seus comportamentos naturais. Conheça outros princípios:

  • Sem gaiolas ou confinamento de movimento;

  • Alimentação nutritiva e específica da espécie – sem subprodutos de origem animal;

  • Proibido o uso de antibióticos sub-terapêuticos e promotores de crescimento;

  • Ambiente de moradia adequado;

  • Programas de formação para todos os tratadores de animais nas fazendas e granjas;

  • Normas para abate humanizado.

Diretrizes e Normas do Programa Certified Humane

Todas as operações que buscam a certificação pelo programa Certified Humane® devem, em primeiro lugar, conhecer e seguir as exigências apresentadas no Manual de Diretrizes. 

Adicionalmente, cada operação de criação deve respeitar os referenciais específicos de cada espécie: Galinhas Poedeiras; Frangos de corte; Perus; Suínos; Bovinos de Corte; Bovinos de Leite; Bovinos Leiteiros Jovens para Carne; Bisontes; Ovelhas e Cabras.

Operações que envolvem o abate de bovinos, suínos e ovinos estão ainda sujeitas às normas estabelecidas pela Dra. Temple Grandin, membro do nosso comitê científico, no guia da American Meat Institute.

Clique aqui para saber mais sobre Diretrizes e Normas do Programa Certified Humane®

Transparência

Fazemos questão que todos conheçam como a HFAC trabalha. Somos os principais fiscais das suas contribuições. Os relatórios anuais nos dão a oportunidade de prestar contas a vocês – pessoas que apoiam e fazem nosso trabalho possível – sobre nossas atividades recentes.  O trabalho que realizamos, no entanto, supera em muito a capacidade desses relatórios de contar a nossa história.

A HFAC é um membro da GuideStar Exchange, o que demonstra nosso compromisso com a transparência.

goldstar-seal