Ser Certified Humane® é um bom negócio para sua empresa, seus animais e os consumidores

Com cada vez maior frequência surgem notícias, livros, filmes e reportagens chamando atenção sobre como os animais de produção são tratados. Consequentemente houve um grande aumento no interesse dos consumidores em geral sobre produtos oriundos de animais criados sob regras de manejo humanizado.

O selo Certified Humane® identifica os seus produtos para este crescente mercado de consumidores e negócios buscando por produtos oriundos de animais com criação humanizada. Aproveite esta demanda!

Veja nossos ebooks:

Benefícios para Produtores

O programa Certified Humane® é uma ótima ferramenta para você posicionar a sua produção de carnes, aves, ovos, laticínios e derivados no topo da lista de preferências de um grupo de consumidores que não pára de crescer. Quando você se torna certificado, adquire credibilidade a partir de inspeções da organização sem fins lucrativos Humane Farm Animal Care. Além disso, abre as portas a milhões de potenciais consumidores e exposição a todos os apoiadores de causas humanitárias e a extensa mídia gerada pelo programa Certified Humane®.

Aproveite a demanda crescente dos consumidores e ganhe mercado

demanda produtos certificados bem-estar animalDe acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, 87% dos brasileiros prefeririam comprar produtos com bem-estar animal se preço e qualidade fossem mantidos. A mesma pesquisa indica também que 52% dos consumidores disseram admirar empresas que garantem não maltratar os animais — trata-se da principal atitude que uma companhia pode tomar para atrair a admiração e a preferência do público, seguida de “boas relações com a comunidade” e “ter selos de proteção ambiental”.

Comerciantes, restaurantes, distribuidores de alimentos e grandes empresas também estão cada vez mais interessados em saber como os alimentos são produzidos. A revista americana Restaurant Business afirmou que a produção de alimentos sob o selo Certified Humane® está ganhando popularidade dentre compradores do setor alimentício. Gigantes como Unilever, Nestlé e McDonalds já começam a exigir de seus fornecedores padrões de produção que levem em consideração o bem-estar animal.

Torne seu negócio mais eficiente e produtivo

eficiência e produtividade em fazendas de produçãoCom o treinamento dos colaboradores e os procedimentos exigidos para a Certificação com o selo Certified Humane, as fazendas e granjas de produção de alimentos certificados têm apresentado ganhos de produtividade e eficiência.

Criadores de gado leiteiro, por exemplo, obtêm uma produção de leite maior. As vacas respondem positivamente a um ambiente mais saudável — de modo contrário, quanto mais estresse, menos leite elas produzem.

A mortalidade de aves e suínos também cai consideravelmente quando as granjas proporcionam ambiente com espaço, iluminação, alimentação e água suficiente para a necessidade dos animais.

 

Aumente sua credibilidade com o programa Certified Humane®

adelechickenswebUm estudo feito pelo The Hartman Group revelou que somente 21% dos consumidores com sensibilidade para questões relacionadas ao meio ambiente confiam nas menções ambientais feitas isoladamente pelos fabricantes. Os compradores são, sem dúvida, igualmente céticos com relação a menções similares relacionadas ao tratamento dos animais.

Outra pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que 74% dos adultos classificam a certificação por uma terceira parte independente como “extremamente importante” ou “muito importante” para que possam confiar na rotulagem ambiental. Quando você se torna parte do programa Certified Humane®, você pode afirmar aos seus clientes que você é parte do único programa que combina:

  • Gestão por uma organização independente, sem fins lucrativos
  • Inspeções anuais dos produtores
  • Uma “classificação altamente significativa”(highly meaningful rating) da Consumers Union
  • Reconhecimento pelo jornal USAToday como um “Padrão de Excelência”(a “Gold Standard”)
  • Apoio das instituições Center for Food Safety, ASPCA, e mais de 50 organizações humanitárias

Gere visibilidade para o seu negócio

visibilidade para certificação bem-estar animalNossa promoção e publicidade atingem milhões de compradores de alimentos. Organizações humanitárias divulgam o programa Certified Humane® nos seus websites, publicações, malas direta etc.

Seus membros recomendam os produtos Certified Humane® – seus produtos – para amigos e família. Muitos comerciantes estão recebendo solicitações de apoiadores destas causas, ansiosos por comprar produtos humanizados.

Numerosas publicações já divulgaram o programa Certified Humane®, incluindo as revistas americanas USA Today, Good Housekeeping, Vanity Fair, Time Magazine, Saveur e Self. No Brasil, veículos como Exame, Globo Rural, Avicultura Industrial, UOL Economia, Catraca Livre entre outros já publicaram matéria sobre o programa Certified Humane®. Periodicamente divulgamos para a imprensa mundial informações sobre o Programa e empresas certificadas.

Através de nosso site (Onde Comprar) ou de aplicativos para Android e IOS os consumidores encontram informações sobre os produtos certificados disponíveis e onde encontrá-los. Assim, mais consumidores, comerciantes, restaurantes e distribuidores de alimentos vão poder encontrar você e seus produtos.

 

Benefícios para Comerciantes

Atualmente, produtos Certified Humane® podem ser encontrados em milhares de pontos de venda no Brasil. Restaurantes também podem obter a certificação de bem-estar animal ao anunciar nos cardápios pratos elaborados com produtos selo Certified Humane®. Nos Estados Unidos, 9 dos 10 principais varejistas, em mais de 10.000 supermercados em todos os estados, também disponibilizam produtos Certified Humane®, além de estabelecimentos no Canadá, Peru e Chile. Você é um deles? Se ainda não é, veja aqui porque deveria ser:

benefícios aos consumidores - certificação bem-estar animal

O programa Certified Humane® conta com os principais referenciais de bem-estar animal para animais de produção e tem o apoio de mais de 50 organizações.

  • O programa Certified Humane® é altamente recomendado dentre os Eco-labels da Consumer Reports.
  • O programa Certified Humane® foi recomendado pelas revistas Good Housekeeping, Vanity Fair, Family Circle, Time Magazine, Self Magazine, dentre outras publicações de grande circulação.
  • O selo Certified Humane® é facilmente compreendido por consumidores (Label Reading From a Consumer PerspectiveThe Hartman Group, Dezembro 2007)

O programa de certificação Certified Humane® oferece um pacote completo aos comerciantes:

ovos com certificação de bem-estar animal

  • Referenciais de bem-estar animal escritos por um Comitê Científico formado por 40 membros veterinários e cientistas (ciências animais);
  • Referenciais para galinhas poedeiras, frangos, perus, suínos, gado bovino, gado leiteiro, cabras, ovinos e novilhos
  • Inspeções in loco em fazendas e granjas, auditorias em abatedouros;
  • Auditorias de rastreabilidade em unidades de processamento de alimentos elaborados com ingredientes certificados;
  • Fácil visualização nas gôndolas com o programa Certified Humane®: o mesmo selo para comunicar sobre todo o programa de certificação, diferente de outros programas com múltiplos níveis.
  • O programa promove os comerciantes que vendem produtos Certified Humane® nas suas lojas. Em função da demanda de consumidores que desejavam saber onde encontrar produtos com o selo Certified Humane® nós criamos uma base de dados no nosso site. A seção “Onde Comprar” e o aplicativo para smartphones apresentam os pontos de venda com produtos certificados mais perto da localização do consumidor.

Vantagens para os comerciantes

fornecedores de produtos certificados com bem-estar animalO programa Certified Humane® representa um baixo custo aos seus fornecedores comparado ao custo de outros organismos de certificação.

Podemos manter um baixo custo para as inspeções pois nossa equipe é composta por indivíduos autônomos altamente qualificados, não por empresas de auditoria com altos custos fixos.

Você tem a garantia de que o seu fornecedor está recebendo um serviço de qualidade (inspeções – fazendas, granjas, abate e rastreabilidade) a um custo acessível.

Ser Certified Humane® é um bom negócio

Pesquisas Apontam Demanda para Produtos de Criações Humanizadas

gado-pxbUma boa parte dos consumidores rejeita alimentos cuja produção implicou em maus tratos aos animais. Essas mesmas pessoas estão dispostas a pagar mais por carne, leite e ovos produzidos com critérios objetivos de bem-estar animal.

Isso não acontece só nos países mais desenvolvidos, de acordo com um estudo recente feito por um grupo de pesquisadores brasileiros, liderados pelo professor Celso Lemme, da escola de negócios carioca Coppead. Quase um terço dos entrevistados na pesquisa afirmou, inicialmente, estar disposto a pagar um adicional superior a 40% pelo produto de fornecedores certificados em bem-estar animal.

Esse percentual cresce quando as pessoas recebem mais informação: depois de responder à primeira pergunta, os pesquisadores apresentaram um vídeo mostrando cenas de algumas práticas cruéis com os animais, infelizmente ainda comuns em muitos sítios e fazendas. Depois disso, a parcela dos consumidores dispostos a pagar o adicional no preço aumentou para perto de 50%.

Segundo pesquisa da Nielsen (abril/2016), a categoria de alimentos saudáveis registrou crescimento de 98% nos últimos cinco anos no Brasil. Este setor já movimenta US$ 35 bilhões ao ano em nosso país. No mesmo período, os produtos tradicionais cresceram 67%, 31% a menos do que os produtos saudáveis. Uma outra pesquisa, da APAS (Associação Paulista de Supermercados), indica que 49% dos consumidores se preocupam em ter uma alimentação saudável. Estas pesquisas, embora não diretamente ligadas à produtos com certificação de bem-estar animal,  refletem uma tendência de consumo na qual a população está mais preocupada com a sua saúde e as questões sócio-ambientais dos produtos que leva para casa.

Em enquete online realizada pelo UOL com 6.933 votos (em 06/12/16), 56% das pessoas afirmaram que “Sim, não quero para de comer carne, mas quero saber se o animal não sofreu desnecessariamente para isso”.  No mesmo site,  na pergunta “Você pagaria mais caro para ter a garantia de que seu alimento não fez o animal sofrer?”, do total de 4.981 votos, 48% responderam que “Sim, independente do preço”.

Dados do Instituto Akatu revelam que 87% dos brasileiros prefeririam comprar produtos com bem-estar animal se preço e qualidade fossem mantidos.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa feita pelo Humane Research Council, o bem-estar e a proteção dos animais criados para a alimentação humana foi classificada como “importante” ou “muito importante” por 79% dos consumidores (Humane Research Council, 2008). 

ebook como obter o selo de bem-estar animal e impulsionar o seu negócio
ebook O bem-estar animal compensa
ebook Certificação de Bem-estar animal: Mitos e fatos