A Huevos Las Padreras, especializada na produção de ovos free-range, é a nova empresa certificada pela Certified Humane. A granja de galinhas criadas em liberdade está localizada no Peru, o que reflete a adesão às boas práticas de bem-estar animal por outros países da América Latina.

O sistema de produção de ovos free-range é uma resposta ao novo perfil de consumidor, que está mais exigente ao questionar as condições de criação dos animais de produção. Neste contexto, o sistema tradicional, que prevê o confinamento das galinhas, está perdendo o seu espaço cada vez mais nas granjas e fazendas.

Ovos free-range x ovos cage-free

Vale diferenciar os dois sistemas de produção de galinhas poedeiras. A produção de ovos free-range se assemelha a de ovos cage-free, mas são modelos distintos. No primeiro, as galinhas são criadas em liberdade e com o acesso diário a uma área externa aberta quando o clima permitir. O espaço externo mínimo exigido pela Certified Humane para a produção de ovos free-range é de cinco aves por m².

Já os ovos cage-free são resultado da criação de galinhas livres de gaiolas, dentro de um alojamento com todos os recursos necessários para o seu bem-estar (poleiros, ninhos, etc). Neste tipo de produção as aves podem circular livres, sem qualquer tipo de impedimento. Assim, podem ciscar e expressar o seu comportamento natural. O confinamento das galinhas em gaiolas já é algo abominável pelas grandes empresas – muitas já anunciaram que irão utilizar somente ovos de galinhas criadas livres.

Huevos Las Padreras

A nova granja certificada pela Certified Humane está nos arredores de Lima, no Peru. Seu fundador, Jonathan Herron, sempre se preocupou com o bem-estar dos animais. Quando criou uma granja para a produção de ovos orgânicos no Havaí, já entrou para o programa Certified Humane. Ele e o sócio, Ralth Arredondo, produzem ovos free-range em pastos verdes, sem produtos químicos prejudiciais.

A dupla cria as galinhas poedeiras em um ambiente natural, com muitas árvores e espaços verdes. Até colocam música para os animais e acreditam que melhorar o seu bem-estar resulta nos melhores ovos free-range do país. A Huevos Las Padreras produz ovos free-range marrons, que são servidos em diversos restaurantes locais. Além disso, o produto é entregue também na casa dos consumidores, o que propicia o contato direto eles. “A entrega a domicílio nos dá a chance de conhecer os nossos clientes e responder a perguntas pessoalmente sobre o programa Certified Humane”, explica.

Os ovos free-range também podem ser encontrados em lojas orgânicas e de produtos naturais em Lima e nas cidades próximas.

Faça seu comentário