Você valoriza o bem-estar dos animais e prefere deixar de comer carne, leite ou ovos caso a produção desses produtos tenha causado sofrimento para os bichinhos? Pois saiba que esse é um grupo em expansão – seja bem-vindo a ele, portanto.

Sem querer ser repetitivo, mas é sempre um motivo de contentamento recordar: os brasileiros preferem se relacionar com empresas que não maltratem os animais e, de acordo com pesquisas recentes, estão dispostos a pagar mais por isso.

Dos pratos congelados à omelete, já dá para pôr à mesa sem descuidar do bem-estar animal.

Sadia e Jaime OliverA boa notícia é que está ficando mais fácil para os consumidores conscientes encontrarem produtos feitos por empresas cujos princípios incluem o carinho com os animais. Uma das razões é que vem crescendo o número de produtos com o selo Certified Humane, um atestado do cumprimento de boas práticas de bem-estar animal.

O caso mais recente é o da Sadia. A empresa conquistou a certificação para 33 granjas onde são produzidos os frangos cuja carne compõe a linha de pratos congelados semiprontos com a assinatura do chef britânico Jamie Oliver, como já falamos aqui neste blog. Eles vão se juntar a um portfólio de tamanho considerável no Brasil. Um exemplo é o da empresa paulista Korin, que põe no mercado frangos e ovos com o selo do bem-estar animal. Além dessas duas empresas, também são certificadas no Brasil duas fazendas de gado leiteiro – a Agropecuária KR e a Fazenda São Bento. Em outras palavras, já dá para fazer um frango com omelete sem maltratar nenhuma criatura envolvida na produção.

Como encontrar os produtos certificados

Aplicativo, selo do bem-estar animalResumindo, há mais alimentos certificados nas prateleiras dos varejistas. Eles são identificados pelo selo Certified Humane. Só as empresas aprovadas num rigoroso processo de auditoria podem utilizar a marca em seus produtos. Para manter o privilégio, essas companhias precisam se submeter a inspeções periódicas – o selo pode ser perdido caso os inspetores da Humane Farm Animal Care, responsável pela certificação, constatem práticas contrárias às normas de bem-estar animal.

Quem quiser encontrar com mais facilidade os produtos certificados conta com uma excelente ferramenta de apoio: um aplicativo para smartphone que localiza o ponto de venda mais próximo do consumidor onde se pode comprar produtos com o selo Certified Humane. Basta clicar neste link ou buscar na Google Play Store (para aparelhos com Android) ou clicar aqui para encontrar na iTunes (para smartphones da Apple) e baixar o aplicativo, gratuitamente. É o cuidado com o bem-estar animal como ele deve ser: com capricho, na ponta dos dedos.

Também é possível acessar a ferramenta para localizar revendedores de produtos com o Selo Certified Humane na página “Onde Comprar” do nosso site.

Faça seu comentário