Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Ponedoras Pachacamac

galinhas poedeiras

Desde criança, Carlos Carbajal Lizárraga sempre amou os animais e o campo. No momento de definir a sua carreira, portanto, não foi por acaso que o curso escolhido foi agronomia. O contato com a avicultura teve início na universidade, e foi aprofundado posteriormente em granjas de frangos de corte e de postura.

Em 2009 Carlos, seu irmão Javier e seu sobrinho, criaram a Ponedoras Pachacamac, uma granja com 11 hectares próximo à capital peruana Lima, em uma região conhecida como Pachacamac, de clima ameno (poucas chuvas, temperaturas entre 11 a 30 ⁰C), perfeito para a criação de galinhas. Concebida com base nos princípios do bem-estar animal, os empreendedores implantaram um sistema de produção livre de gaiolas, sem debicagem, onde as aves tivessem liberdade para circular e expressar o seu comportamento natural, como tomar banhos de areia e bater suas asas.

“Queríamos produzir alimentos com qualidade, respeitando os animais,” diz Carlos.

Alimentação sem subprodutos de origem animal, antibióticos ou hormônios

A dieta das aves é parte fundamental da qualidade dos produtos da Ponedoras Pachacamac. A ração das 25 mil galinhas é composta por grãos sem subprodutos de origem animal, antibióticos ou hormônios. As galinhas que produzem os ovos da marca “Ovofeliz” comem grãos como milho e soja, que proporcionam ovos de melhor qualidade. As galinhas que produzem os ovos da marca “Ovoandino” são alimentadas com grãos típicos andinos, como a quinua, a kiwicha e a cañihua, “que geram ovos com melhor perfil de ácidos graxos, menos colesterol e maior teor de vitaminas,” diz Carlos.

Promover o bem-estar e a liberdade dos animais

galinhas poedeiras bem-estar animalConscientes de que estão fornecendo aos seus consumidores um produto de qualidade, “a maior recompensa, no entanto, se dá ao ver as galinhas livres, circulando durante todo o dia,” diz Carlos. “Adoro observar as aves por volta do meio dia – depois que a maioria já pôs seus ovos – tomando banho de areia. É um comportamento natural, que seria impossível de expressar se estivessem confinadas em gaiolas.”

Desde a qualidade do ambiente onde vivem as aves, até a qualidade dos grãos que consomem, tudo o que é feito na Ponedoras Pachamac tem o objetivo de promover o maior bem-estar e mais liberdade, “que deixam as aves menos estressadas e portanto mais relaxadas,” diz Carlos. “Isto não é apenas bom para o animal, mas também permite a produção de ovos de maior qualidade para os nossos consumidores.”

Quando Carlos e Javier conheceram o programa Certified Humane® online, imediatamente perceberam que o programa internacional de certificação de bem-estar animal se encaixava perfeitamente na filosofia da granja e no sistema diferenciado ali implantado.

“Nós acreditamos profundamente que todo o sistema deve estar equilibrado para produzir bem e de forma sustentável,” diz Carlos. “Através do programa Certified Humane, ajustamos o número de aves por metro quadrado e o número ideal de comedouros, bebedouros e poleiros a instalar. Oferecemos um ambiente confortável onde as temperaturas são monitoradas, e os gases (como a amônia) são regulados para que as aves sempre tenham acesso a ar fresco.”

Em 2012, a Ponedoras Pachacamac se tornou a primeira granja do Peru a receber a certificação Certified Humane. O selo Certified Humane está presente na embalagem das duas marcas de ovos, educando os consumidores sobre a importância do bem-estar para os animais de produção.

“Os consumidores estão apenas começando a aprender sobre o bem-estar dos animais de produção e já estão procurando alimentos produzidos sob normas de bem-estar animal,” diz Carlos. “O selo Certified Humane® explica aos consumidores sobre as exigências que nós cumprimos.”

Para maiores informações, visite www.ponedoraspachacamac.com.

ovos produzidos com bem-estar animal

Produtos Certificados:

Veja outras operações certificadas:

Faça seu comentário