Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Ovobrand SA

A Ovobrand, produtora e processadora de ovos, iniciou as suas atividades em 2008 e é a primeira empresa a oferecer ovos com o selo Certified Humane® na Argentina.

Localizada na Província de Buenos Aires, a Ovobrand é a maior granja de ovos da Argentina, com uma área de operações de 320 hectares. Seu nome surgiu da união das palavras OVO e BRAND, esta última fazendo referência à cidade onde ela se encontra, Brandsen.

Esta granja contemporânea produz ovos e seus derivados para a Argentina e outros mercados internacionais, utilizando tecnologia do século 21 e um complexo processo biotecnológico integrado que transforma a proteína vegetal (grãos) em proteína animal (ovos).

Suas instalações de produção e processamento encontram-se no mesmo local, permitindo e facilitando o controle e o rastreamento de todos os processos e produtos na cadeia de suprimento do início ao fim (o rastreamento é uma exigência das Normas de Bem-estar Animal da Humane Farm Animal Care). A Ovobrand recebe os pintinhos com um dia de vida da linha genética da empresa HY-Line e os cria durante 18 semanas antes de serem transportados até um dos aviários de galinhas poedeiras.

“Controlamos o bem-estar de nossas aves em todo momento, cuidando principalmente da sua saúde e conforto”, diz Octavio Gaspar, Gerente da Ovobrand. “Estamos cientes de que os consumidores querem saber a origem de sua comida, e por esse motivo escolhem alimentos mais naturais e respeitosos com o meio ambiente e a saúde humana. No caso da produção de ovos, os consumidores querem ter a garantia de que as galinhas poedeiras estão confortáveis e podem expressar seus comportamentos naturais”.  

Para atender a demanda do consumidor, a Ovobrand se comprometeu a suprir, de forma mais eficiente, as necessidades sociais, psicológicas e físicas de suas aves, iniciando um processo de conversão para ambientes sem gaiolas e “aprendendo novos métodos de produção para a criação e manutenção das galinhas sem o uso de gaiolas”, diz Octavio. “Então, começamos nossa procura por um programa de certificação que tivesse fortes credenciais e o reconhecimento de organizações animais em todo o mundo. Vários grupos internacionais de bem-estar animal nos quais confiamos, nos sugeriram o programa da Humane Farm Animal Care”.

Produção sem Gaiolas

A Ovobrand aceitou a filosofia da HFAC e suas Normas de Bem-estar Animal e, em 2017, solicitou o seu ingresso no programa Certified Humane® de certificação de Bem-estar Animal.

Foram necessários alguns meses para a Ovobrand realizar as mudanças exigidas em um dos seus galpões e, dessa forma, cumprir as normas da HFAC.

“Agradecemos muito à equipe da Certified Humane por ter nos ajudado na transformação de um dos nossos galpões para um sistema de produção sem gaiolas”, diz Octavio. “Percebemos que as aves estão mais felizes e que os funcionários que trabalham no galpão onde não há gaiolas parecem ter um contato diferente e mais direto com as galinhas. A interação entre eles é maior e as galinhas parecem ficar mais alerta”.

Trabalhando sob os rigorosos protocolos da Humane Farm Animal Care, a Ovobrand torna-se a primeira empresa argentina a produzir ovos Certified Humane®. Ao redor de 150 funcionários trabalham na moderna central processadora, onde é produzida uma ampla variedade de ovos de alta qualidade e produtos derivados, ou em seus galpões, nos quais supervisionam o cuidado e bem-estar das galinhas poedeiras.

“Não somos um negócio familiar, mas após 10 anos e contando com um número tão grande de pessoas dedicadas o nosso serviço, é assim que parece”, diz Octavio. “Ficamos felizes em fazer parte da família Humane Farm Animal Care e do programa Certified Humane® de certificação”.

Para mais informações, visite www.ovobrand.com.

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário