Descrição do Projeto

Operações certificadas – Mantiqueira Alimentos

galinhas poedeiras com bem-estar animalA Granja Mantiqueira, localizada na Serra da Mantiqueira, no interior de Minas Gerais, começou como um pequeno negócio familiar em 1987. Nas últimas três décadas se tornou a maior produtora de ovos da América do Sul, e a 12ª maior empresa produtora de ovos do mundo.

Leandro Pinto, fundador e coproprietário da Mantiqueira Alimentos, acredita que era o seu destino se transformar em avicultor. Quando era criança, sua família tinha um galinheiro no quintal de casa. Além dos ovos, seu pai vendia para as famílias vizinhas o adubo feito com os dejetos das galinhas. Com espírito empreendedor, Leandro começou cedo. Desde menino trabalhou como engraxate, lavador de carros e office boy. Aos 17 anos, abriu o seu primeiro negócio, uma loja de máquinas agrícolas, que fechou dois anos depois em função da crise econômica dos anos 80 aliada à sua falta de experiência.

Foi quando surgiu uma oportunidade para atuar no mercado de ovos. Um amigo de uma cidade vizinha sofreu um enfarte e ofereceu à Leandro a sua granja, pois decidiu parar de trabalhar. Leandro não tinha a quantia necessária para comprar o negócio, mas conseguiu o capital para dar de entrada com a venda de um caminhão velho e um Fiat Uno. Assim pôde assumir a granja com 30 mil aves, que já tinha uma pequena clientela formada por feirantes, padarias e pequenos restaurantes.

Para que o negócio se mantivesse lucrativo, Leandro fazia de tudo. Tirava pedidos, comprava a ração para as aves e entregava os ovos de caminhão. Sua esposa, Rogéria, fisioterapeuta, ajudava na granja nas horas de folga, e Leandro trabalhava dia e noite para construir o seu negócio. “Não descansei muito nos primeiros dois anos”, diz Leandro. “Na verdade, demorava 3 dias para encher um caminhãozinho de ovos”.

Em 1989, a instabilidade política e a crise econômica pela qual o Brasil passava tirou muitos fazendeiros do seu negócio. A produção de alimentos caiu, seguida pelo desabastecimento. Leandro tinha uma das poucas granjas que conseguiu sobreviver, em função da sua estrutura ser extremamente enxuta. Foi quando a Granja Mantiqueira conseguiu aumentar a sua participação no mercado e usou o capital gerado para expandir as suas operações. Em 1990 já possuía 100 mil galinhas produzindo sob um sistema não automatizado. No entanto Leandro sempre se interessou pelas tecnologias mais modernas para as suas granjas, por isso em 1996, após visitar fabricantes de equipamentos na Europa, iniciou os investimentos para automatizar toda a sua produção, que assim ganhou um impulso ainda mais forte para continuar crescendo. “Desde o momento em que a galinha bota o ovo até a embalagem, ninguém precisava pôr a mão”, diz Leandro.

Um novo patamar

Em meados dos anos 90, quando Carlos Cunha, dono de uma rede de supermercados do Rio de Janeiro, começou a comprar os ovos da Mantiqueira, Leandro via que seu negócio tinha atingido um novo patamar. Mas alguns anos depois Cunha vendeu o negócio e Leandro não sabia como os novos donos do seu principal cliente iriam lidar com os fornecedores. Convidou Cunha então para investir na sua empresa, e três anos depois, sua produção passou de 400 mil para 2,4 milhões de ovos por dia. Leandro e Carlos são sócios até hoje.

O próximo desafio para os sócios foi a introdução do sistema cage-free. “Sempre buscamos a inovação e acompanhamos as tendências mundiais do setor”, diz Leandro. “Vimos a importância em iniciar uma produção cage-free, pois é o que os consumidores estão buscando agora.”

Quando foram iniciados os estudos com a intenção de iniciar a produção em sistema cage-free, a Mantiqueira rapidamente se deparou com a Humane Farm Animal Care e o programa Certified Humane®.

“Sentimos que a Humane Farm Animal Care poderia nos guiar no estabelecimento do Sistema cage-free” diz Leandro. “Também vimos o valor deste programa de certificação ao validarem o nosso sistema. Quando nos tornamos parte do programa Certified Humane®, pudemos oferecer ainda mais garantias ao consumidor sobre como nossas aves são criadas.”

A propriedade da Mantiqueira Alimentos que foi certificada segundo as normas do programa Certified Humane® fica em Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, e produz os ovos das marcas Happy Eggs e Taeq, esta última para a Rede Pão de Açúcar.

“Sob este sistema as aves são tranquilas e dóceis, com liberdade para se movimentar e expressar seu comportamento natural, como subir em poleiros,” diz Leandro. “A conquista da certificação de bem-estar animal nos deixa muito felizes pois assegura que estamos no caminho certo com o nosso sistema de produção cage-free.”

Conheça mais sobre a Mantiqueira Alimentos

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário