Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Korin Agropecuária

Luiz Carlos Demattê Filho

Luiz Carlos Demattê Filho, diretor industrial

Fundada em 1994 em São Paulo, a Korin é uma empresa brasileira seguidora dos princípios da Agricultura Natural, modelo de produção preconizado por Mokiti Okada (Japão, 1882-1955). Suas orientações filosóficas conduziram a empresa a implantar um sistema de produção diferenciado cujo objetivo final abrange não só a produção de alimentos, mas também a saúde de produtores e consumidores, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social, valores estes, alinhados às tendências mundiais atuais.

Como resultado a Korin foi a primeira empresa brasileira a estabelecer um processo produtivo em escala industrial, de produção de frangos e ovos, sem uso de antibióticos, promotores de crescimento, quimioterápicos e ingredientes de origem animal na dieta das aves.

A Korin é a primeira empresa no Brasil a obter o selo Certified Humane®.  Além do frango Antibiotic free (AF), é a maior produtora brasileira de frangos orgânicos produzindo também frangos caipiras.

korin-hens-insideOs sistemas produtivos aqui expostos implicam numa gama de diferenças significativas, que vão desde os manejos mais básicos relacionados ao produtor e seu estabelecimento, chegando aos consumidores finais, devido às suas escolhas motivadas por aspectos tangíveis ou muitas vezes intangíveis.

Para o sucesso de sistemas de produção como estes é essencial que o sistema imunológico dos animais esteja em excelentes condições, sendo, portanto, imprescindível o cuidado com as questões de bem estar animal. Por isso, as práticas de bem estar sempre fizeram parte do processo produtivo da empresa e a medida que o tema foi sendo melhor conhecido e mais sistematizado a empresa buscou o sistema de certificação, com o intuito de tornar perceptível aos seus consumidores os seus diferencias produtivos.

Assim, em 2009 através da implantação do protocolo da Farm Animal Welfare Council – FAWC, no Brasil estabelecido pela Ecocert Brasil®, a Korin tornou-se a primeira empresa a alcançar a certificação em BEA. Passando a ostentar em seus produtos o selo: Certified Humane.

Segundo Luiz Carlos Demattê Filho, diretor industrial da Korin, um dos principais motivos que vem alavancando a introdução do BEA nos sistemas de produção em vários países são as subsequentes restrições que vem ocorrendo, em todo o mundo, ao uso de antibióticos na produção animal. Este fato vem direcionando as empresas produtoras a melhorarem suas práticas de produção sobretudo, devido à forte conexão entre o não uso destas substancias e as questões de bem-estar.

Outro ponto importante mencionado por Demattê é o “novo” perfil do consumidor, que vem adquirindo maior consciência sobre questões éticas e sobre as questões relacionadas à segurança alimentar, o que contribui para que iniciativas de diferenciação prosperem.

KorinDevido o seu pioneirismo na avicultura alternativa, a empresa gera e valida novas tecnologias, para isso possui uma parceria em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico com o Centro de Pesquisa Mokiti Okada – CPMO instituição ligada a Fundação Mokiti Okada no Brasil.

Uma das linhas de pesquisa do CPMO envolve justamente trabalhos na área de Ambiência e Bem-Estar Animal. Os resultados desta parceria têm contribuído enormemente para o aprimoramento das questões de bem-estar e consequentemente para a melhoria dos índices produtivos da empresa. Os Trabalhos científicos realizados são publicados nacional e internacionalmente e constitui-se em uma forma de divulgação e incentivo a outras iniciativas que tenham como foco o bem-estar animal, a saúde do homem e a sustentabilidade das unidades produtivas.

Produtos Certificados

Veja outras operações certificadas:

Faça seu comentário