Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Huevos Las Praderas

Jonathan Herron, fundador da Huevos Las Praderas em Mala, Lima, cresceu na zona rural de Ohio nos EUA, onde vacas, galinhas, porcos e outros animais faziam parte do dia a dia da maioria das famílias. “Quase todos os jovens que moravam lá tinham que aprender a trabalhar na roça e cuidar dos animais desde pequenos”, diz Herron.

Herron sempre se preocupou com o bem-estar dos animais e sentia que as lições que havia aprendido em sua juventude tinham mais a ver com o que não fazer do que com o que fazer ao cuidar dos animais. Portanto, quando criou a primeira granja certificada para a produção de ovos orgânicos no Havaí, ele fez questão de entrar para o programa Certified Humane®.

“Eu sabia que o selo Certified Humane Raised and Handled® significava algo para os consumidores nos EUA”, diz Herron. “Eles sabem que isso quer dizer que os animais estão sendo tratados com os mais altos níveis de bem-estar animal.”

Quando Herron se mudou para o Peru e decidiu abrir uma granja para a produção de ovos lá com Ralth Arredondo, ficou animado quando soube que o selo Certified Humane® também significava algo para os consumidores na América do Sul. “Somos uma granja free-range e, hoje em dia, transparência é mais importante que tudo para os consumidores”, diz Herron. “Certified Humane® lidera o movimento de criação de galinhas livre de gaiolas (cage-free).”

Bem-estar das galinhas em primeiro lugar

Então, quando lançaram a Huevos Las Praderas, os sócios concordaram em fazer a coisa certa, ou seja, colocar o bem-estar das suas galinhas e seu ambiente em primeiro lugar, antes do lucro.

“Produzimos ovos free-range, sempre em pastos verdes, sem produtos químicos prejudiciais”, diz Herron. “Oferecemos um ambiente natural, com muitas árvores e espaços verdes, onde as galinhas podem se sentir como seus antepassados, ciscando no bosque. Colocamos música para acalmar as aves. Tratamos todas com amor e tudo o que fazemos é para elas. Realmente acreditamos que essas condições resultam nos melhores ovos free-range do país e que você pode sentir a liberdade no sabor do nosso produto.”

Mala, Lima, tem uma variedade de condições climáticas à qual os produtores têm que se adaptar rapidamente. Um dia pode estar muito quente, o que exige uma boa gestão de água e sombra. Quando fica frio, as galinhas ficam mais próximas do galpão. Como em qualquer lugar, a Mãe Natureza também apresenta alguns desafios. Em 2017, quando deslizamentos de terra soterraram um dos seus galpões, eles não tinham certeza se conseguiriam continuar produzindo ovos. Mas a sua comunidade de seguidores acredita no melhor bem-estar para animais de produção e incentivam-nos a perseverar.

“Internamente, trabalhamos como uma grande família, que significa que todo mundo ajuda e apoia uns aos outros”, diz Herron. “O nosso gerente geral, Kevin Marquez, por exemplo, pode voltar de uma reunião de vendas e recolher o lixo, carregar um saco de ração ou coletar ovos. Nossa equipe sempre ajuda quando pode.”

Criação de galinhas livres

A Huevos Las Praderas também influencia outros produtores e agricultores da região. “Queremos incentivá-los a colocar o bem-estar de suas galinhas em primeiro lugar, antes do lucro, para criar uma nova onda de ovos de galinhas criadas sem gaiolas”, diz Herron.

A Huevos Las Praderas produz ovos marrons free-range, que são servidos em diversos restaurantes locais, incluindo o El Bodegón, Panchita e Astrid & Gaston do chefe renomado internacionalmente, Gastón Acurio. Os ovos também podem ser encontrados em lojas orgânicas e lojas de produtos saudáveis em Lima e seus arredores, bem como em seu site para entrega a domicílio.

“A entrega a domicílio nos dá a chance de conhecer os nossos clientes e responder a perguntas pessoalmente sobre o programa Certified Humane”, diz Herron. “Adoramos conversar com as pessoas, mas também sentimos que as fotos e vídeos dos animais e as visitas a nossa granja também mostram o quanto nos preocupamos com o bem-estar de nossas aves. O bem-estar das galinhas é a nossa maior prioridade. É o mínimo que podemos fazer, já que elas nos alimentam.”

Para obter mais informações sobre Las Praderas, acesse www.huevoslaspraderas.com ou siga-a no Facebook em www.facebook.com/huevoslaspraderas.

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário