Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Avícola Coliumo

Felipe e sua filha Antonia Reyes

A Avícola Coliumo cria 30.000 galinhas com o selo Certified Humane® em uma propriedade de 1.300 hectares, na comuna de San Carlos, Chillán, Chile. A granja foi fundada em 1962 por Don Patricio Reyes, pai do atual proprietário, Felipe Reyes.

Felipe se recorda dos primórdios, trabalhando com seu pai e cuidando de um bando com 100 aves. “Sempre ajudei nas diferentes tarefas da granja, especialmente durante a criação das pintainhas,” diz ele.

Aos 24 anos de idade, assumiu a gerência de algumas áreas da granja, a qual havia crescido de 100 para 15.000 galinhas. “No começo, tivemos a ajuda de trabalhadores locais, muitos deles ainda trabalham conosco,” afirma Felipe. “Aos poucos, automatizamos nosso sistema para melhorar a qualidade do cuidado com as galinhas.”

Ao longo dos anos, a Avícola Coliumo definiu o padrão chileno para implantação de tecnologia de ponta em todas as etapas do processo produtivo de ovos, desde a plantação de grãos e alimentação das galinhas até a seleção e acondicionamento dos ovos, os quais são distribuídos da área metropolitana de Santiago até a região dos lagos.

Comportamento natural das galinhas

Atualmente, Felipe e suas duas filhas, Javiera e Antonia Reyes, são a terceira geração a operar a granja, contando com 130 funcionários, muitos dos quais trabalham no empreendimento desde sua formação. A veterinária Antonia sempre desejou ver as galinhas livres das gaiolas, por isso viajou aos EUA e Europa para conhecer os diversos sistemas verticais de alojamentos sem gaiolas (“cage-free”).

Em 2018, ela introduziu um novo sistema vertical de alojamento sem gaiolas na Avícola Coliumo – o primeiro do tipo na América do Sul – possibilitando às galinhas que desenvolvam seu comportamento natural. Algumas das novidades incluem poleiros, permitindo que as galinhas possam empoleirar-se a qualquer hora do dia, cama de maravalha que permite aos animais que tomem seus banhos de areia e forrageiem, além de ninhos que estimulam comportamentos de pré-postura e postura de ovos A nova linha de ovos “cage-free”, com a marca “La Castellana”, atende ao objetivo da granja no que tange proporcionar uma melhor qualidade de vida às suas galinhas.

“Acreditamos que nossas aves merecem um tratamento respeitoso, pois são seres sencientes como nós,” diz Reyes. “Quando são impossibilitadas de reproduzirem determinados comportamentos naturais, elas se sentem frustradas, o que prejudica seu bem-estar. Ao lhes proporcionarmos um alojamento sem gaiolas, é possível incentivar seus comportamentos naturais.”

Sistema vertical livre de gaiolas

Assim que o galpão “cage-free” foi instalado, Antonia se candidatou ao selo Certified Humane®. “Tive contato com o Certified Humane® em uma viagem aos EUA para conhecer sistemas verticais livres de gaiolas,” afirma. “É uma organização com grande alcance e relevância na indústria aviária em termos de bem-estar animal. Quando li os Referenciais de Bem-Estar Animal do programa, percebi a excelência com que promoviam o bem-estar animal, o que nos deu um padrão de referência, de modo a criarmos nossas galinhas de forma mais humanizada.”

Além disso, o novo sistema faz com que as galinhas tenham uma saúde excelente, já que possui esteiras transportadoras de esterco, extraindo esse subproduto e proporcionando uma melhor qualidade ambiental. A granja também fornece às galinhas livres uma dieta de qualidade, constituída em 60% por milho plantado e colhido na propriedade.

“Fertilizamos as culturas com o esterco produzido pelas galinhas, obtendo os melhores rendimentos no momento da colheita,” afirma Felipe. “Nós chamamos isso de círculo virtuoso.”

Pegada de carbono

A Avícola Coliumo não só tem o primeiro sistema vertical livre de gaiolas da América do Sul, como também conta com painéis solares, fornecendo 100% da energia para a produção “cage-free”. “Medimos nossa pegada de carbono e somos a primeira granja de galinhas poedeiras a fazê-lo no Chile,” diz Antonia.

Os ovos “cage-free” serão vendidos no canal HORECA: Hotéis, Restaurantes e Cassinos, além do Walmart e outras redes de supermercado. Para mais informações, visite www.huevoslacastellana.com.

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário