Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Happy Free Hens

Happy free Hens 1Quando Manuel Ruiz-Conejo de Lima, Peru, viu um documentário sobre como as granjas convencionais criavam galinhas, ele não pôde acreditar. “Essas aves ficam confinadas em gaiolas o dia inteiro”, diz Ruiz-Conejo.

Ruiz-Conejo procurou formas mais amigáveis de criar galinhas e imaginou que um modelo de criação ao ar livre e sem gaiolas seria mais benéfico para a saúde das aves em geral. “Não só beneficia a saúde em geral das aves, como também produz ovos com um maior valor nutricional”, diz ele. “Eu sei que muitas pessoas que se preocupam com o bem-estar dos animais também querem alimentos saudáveis e nutritivos”. Por isso ele criou a Happy Free Hens em Lima, Peru.

Com formação em administração de empresas, Ruiz-Conejo começou a estudar como criar galinhas ao ar livre pois seu pai, em 2015, comprou 100 galinhas para produzir ovos para sua família e amigos. “Senti que alguém deveria ser um especialista em galinhas para que elas fossem alimentadas e cuidadas adequadamente”, disse ele.

Enquanto a granja de seu pai o inspirou a iniciar sua própria criação de galinhas poedeiras, foi o documentário que ele viu alguns meses depois e “a cruel realidade das grandes fazendas convencionais”, diz ele, que o motivaram a criar galinhas de forma humanizada e mostrar a outros criadores no Peru como fazê-lo.

Aos 24 anos, Ruiz-Conejo lançou a Happy Free Hens em 2016 para seguir essa filosofia. “Eu queria mostrar às pessoas que era possível criar galinhas felizes e livres e, portanto, produzir ovos mais nutritivos e saudáveis para a comunidade”.

Galinhas livres e felizes

Happy free HensAtualmente, Ruiz-Conejo cria mais de 2.000 galinhas marrons Hy-Line, que dormem em um galpão à noite, onde podem se empoleirar, comer, beber e por ovos. Durante o dia, elas têm um quintal especial onde podem tomar banho de areia e pasto onde podem buscar vermes e insetos.

“Adoro quando as galinhas correm de um lugar para outro”, diz Ruiz-Conejo. “Quando comparo a imagem de uma galinha em uma gaiola com o quanto minhas galinhas estão felizes e livres, sinto-me bem com o que estou tentando fazer no Peru com a criação de forma humanizada”.

Ruiz-Conejo diz que o bem-estar animal está no coração de Happy Free Hens e é o que diferencia sua fazenda de muitas outras fazendas no Peru. Ele aderiu ao programa Certified Humane para informar os consumidores sobre o compromisso da sua fazenda com o bem-estar dos animais.

O rótulo Certified Humane aparece na “Happy Free Hens – Huevos de Gallinas Libres”, que é distribuído em supermercados e restaurantes e até mesmo entrega em domicílio para os moradores locais.

“O bem-estar animal é o coração de nossa empresa”, diz Ruiz-Conejo. “É como se a Certified Humane tivesse sido criada especialmente para a Happy Free Hens. Quando você ama e se importa com seus animais, você sente em seu coração se estão felizes – e estas galinhas são definitivamente felizes. É algo que eu verifico pessoalmente toda semana”.

Assista ao Vídeo de Happy Free Hens

Confira a galeria Happy Free Hens

Produto Certificado:

Veja outras operações certificadas:

Faça seu comentário