Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Granja Don Cosme

Bernardo Kojic e Ana Amarante fundaram a Granja Don Cosme em 2008 em Egaña, Soriano, Uruguai. Poucos anos depois do início das operações, o casal decidiu dedicar a sua granja somente à produção de ovos. Como veterinários, o casal queria usar o seu conhecimento em saúde e bem-estar dos animais para oferecer o ambiente mais humano para criar galinhas.

Escolheram um terreno que havia sido de Cosme Gomez mais de 100 anos atrás e, portanto, batizaram a granja de Don Cosme.

Don Cosme tem três aviários: um onde crescem as frangas até a idade em que iniciam a atividade de postura e outros dois para a produção de ovos, onde galinhas criadas sem gaiolas e free-range são mantidas de acordo com as normas Certified Humane®. Esta granja é uma das duas primeiras do Uruguai a entrar para o programa Certified Humane®.

“Porque temos interesse na saúde humana, bem como no bem-estar das aves, entramos para o programa Certified Humane®, para melhorar o cuidado e a dignidade dos animais que produzem para nós e alimentam as famílias locais”, diz Kojic.

Produção sem Gaiolas

Os sistemas sem gaiolas e free-range resultaram em uma mudança marcante no comportamento das aves. “Nossas galinhas desenvolvem seus comportamentos naturais porque gostam de saltar, se empoleirar, voar e abrir suas asas”, diz Amarante. “Como resultado, as aves são muito mais dóceis e realmente interagem conosco, até pousando em nossos ombros para tirar uma selfie!”

Para otimizar e manter a saúde das galinhas, a Granja Don Cosme incorpora as tecnologias mais recentes de alimentação e prevenção de doenças com a adoção de probióticos naturais para as galinhas. Embora a criação de galinhas sem gaiolas e free-range atenda ao mais alto nível de cuidado que o casal quer para suas aves, também é algo que os consumidores estão exigindo no mercado.

“A demanda para ovos free-range está em ascensão e nos permite chegar a muitos canais de venda diferentes com produtos Certified Humane®”, diz Kojic. “Mesmo que todos os nossos ovos sejam embalados à mão, o nosso sucesso com ovos de galinhas criadas sem gaiolas significa que podemos reinvestir em novas tecnologias, desde ninhos automáticos à coleta automatizada de ovos.”

A localização rural da granja nos campos uruguaios é uma alternativa à monocultura e garante uma excelente biossegurança, possibilitando que a granja funcione sem antibióticos e com o sistema sem gaiolas e free-range.

A Granja Don Cosme é uma empresa familiar supervisionada pelo casal de veterinários, bem como seu filho Francisco.

Além de fornecer ovos de galinhas criadas sem gaiolas para supermercados locais, a Granja Don Cosme também produz ovos para pontos de venda pequenos e médios no Uruguai com espaço para ovos de galinhas criadas sem gaiolas e free-range.

Para obter mais informações sobre os seus ovos Certified Humane, acesse www.granjadoncosme.com.

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário