Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Fazenda da Toca Orgânicos

Pedro Paulo Diniz comanda a Fazenda da Toca Orgânicos, uma propriedade de 2.300 hectares localizada em Itirapina, a 200 km da capital São Paulo. Além do cultivo de frutas orgânicas e áreas experimentais de sistemas agroflorestais, a Fazenda conta com um complexo de aviários com galinhas da espécie Lohmann Brown – todas criadas sob o programa Certified Humane®.

A propriedade pertence à família Diniz desde 1970 e, no passado, se dedicava à produção de laranja convencional. O nome Toca veio de uma caverna localizada na Fazenda, que reúne uma incrível beleza natural e diversidade de flora e fauna. Nos anos 2000, a partir de transformações que aconteciam na sua própria vida, Pedro passou a ter uma nova visão sobre a Fazenda e seu potencial.

Em 2009, alguns anos após encerrar a sua carreira como piloto de Fórmula 1, assumiu a administração da Fazenda da Toca em busca de um projeto de sustentabilidade. O objetivo era propiciar um impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente, sendo também sustentável financeiramente. O cultivo de frutas orgânicas justificou a adição do termo “Orgânicos” ao nome da Fazenda.

Embora não tenha formação específica em ciências agrárias, Pedro Paulo Diniz tornou-se um grande apaixonado pelo tema, em especial pela produção agrícola regenerativa e de bem-estar que se propôs a implantar na Fazenda: uma agricultura que promove vida e biodiversidade. Foi nesse contexto, e com um importante investimento em pesquisa, que iniciou em 2012 a implementação de áreas de sistemas agroflorestais. Os princípios são baseados em um conjunto de técnicas de plantio que mimetizam o ambiente de uma floresta. Assim, torna-se possível produzir alimento e, simultaneamente, regenerar o solo e o microclima da região, criando biodiversidade onde antes era terra degradada.

O selo Certified Humane® sempre esteve no radar da Fazenda da Toca

O objetivo era ingressar no programa porque “é uma certificação importante e muito conhecida e difundida em nosso meio”, diz Fernando Bicaletto, diretor-geral da Fazenda da Toca. “A busca pelo aprimoramento constante de nosso manejo e o reconhecimento externo de nossas práticas voltadas ao bem-estar animal são as principais razões que nos levaram a querer fazer parte do programa”.

Mantendo o sistema conforme as normas Certified Humane de bem-estar animal, “as galinhas vivem em um ambiente agradável, com uma rotina tranquila que respeita seus comportamentos naturais”, diz ele. “Os alojamentos também contam com poleiros, respeitando a hierarquia natural entre as aves. Aprendemos também que a presença de galos auxilia na composição do ambiente social, reduzindo ainda mais o stress das galinhas. Todos os nossos aviários e o manejo praticado na Fazenda foram desenvolvidos para proporcionar o máximo bem-estar às nossas aves”, afirma.

Nos aviários, o espaço que as galinhas desfrutam é superior ao que a norma estabelece. Com um amplo espaço externo, as aves têm oportunidade para tomar banhos de sol e de areia e têm acesso à vegetação natural. Com alimentação 100% orgânica, livre de transgênicos, nunca recebem antibióticos. Sempre que necessário, sua medicação é toda baseada na homeopatia. As sombras das árvores fornecem mais conforto térmico às aves.

Fernando Bicaletto - Diretor Geral da Fazenda da Toca“Desde o início da produção dos ovos orgânicos, a qualidade de vida das nossas aves é a nossa principal prioridade”, diz Bicaletto.

A Fazenda da Toca Orgânicos conta com uma equipe que atua nas áreas agrícola, administrativa, comercial e de pesquisa. A família Diniz também participa das decisões relacionadas à Fazenda, pois a Península Participações, grupo que gere os negócios da família Diniz, é um dos investidores do negócio.

Com uma demanda crescente por alimentos mais saudáveis e maior consciência dos consumidores em relação a questões como o bem-estar animal, Bicaletto afirma que esse é um segmento que já conquistou importante espaço no mercado e vem se consolidando cada dia mais. Os ovos da Fazenda da Toca são distribuídos para redes de supermercados, hortifrútis e feiras orgânicas. A marca própria da Fazenda da Toca está presente hoje em mais de 500 pontos de venda. Além disso, os ovos são também comercializados com as marcas de redes supermercadistas, como Taeq (Pão de Açúcar) e Sentir Bem (Wal Mart), além da Mantiqueira.

Para mais informações, visite www.fazendadatoca.com.br.

Produtos Certificados

Veja outras propriedades certificadas:

Faça seu comentário