Descrição do Projeto

Operações Certificadas – Ecoterra

A Ecoterra é o primeiro produtor de ovos no Chile a promover o bem-estar de galinhas poedeiras.

A Ecoterra, uma granja produtora de ovos localizada em Paine, Santiago, Chile, é a primeira empresa daquele país a participar do programa Certified Humane®.

Estabelecida em 2011, a Ecoterra tinha como objetivo modificar os sistemas agrícolas industrializados no Chile para sistemas mais em harmonia com os animais e com o meio ambiente.

“Nosso objetivo é, e sempre foi, criar harmonia entre o que a terra nos proporciona e a forma como produzimos os nossos ovos, voltando ao que é natural para os animais e sustentável para o meio ambiente, bem como integrando as nossas comunidades locais no processo,” diz o fundador e presidente Pablo Andres Albarrán Lama.

Os pais de Albarrán eram do setor bancário e industrial, por isso ele afirma ser “um agricultor da primeira geração que simplesmente ama os animais e o meio ambiente.” Ele estudou agronomia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago, Chile, antes de concluir sua licenciatura na Universidade de British Columbia, em Vancouver, Canadá.

Sua tese foi sobre os sistemas de criação ao ar livre, sendo a base para o modelo agrícola ambiental e de bem-estar animal que ele acabaria por configurar sob a marca Ecoterra.

O fundador e presidente Pablo Andres Albarrán Lama lançou a Ecoterra (“Eco” representando “ecologia” e “terra” representando “terra”) com o objetivo de criar “galinhas criadas ao ar livre o mais próximo possível da natureza.”

Após a faculdade, Albarrán voltou ao Chile, arrendou nove acres de terra e 2.000 galinhas poedeiras e lançou a Ecoterra (“Eco” representando “ecologia” e “terra” representando a “terra”) com o objetivo de criar “galinhas criadas ao ar livre o mais próximo possível da natureza”, diz Albarran. “Nós reconhecemos o comportamento dos animais e fazemos muito para que as galinhas se sintam bem. Dispomos de poleiros e áreas para esgravatar no pasto e nos galpões. Nossas galinhas estão livres de gaiolas e podem desenvolver seu comportamento natural dentro e fora do galinheiro. Elas ficam no pasto durante todo o dia, onde podem cavar, bater as asas, tomar banhos de areia, dormir, empoleirar-se e repousar. Sua dieta vegetal é suplementada com insetos que elas encontram nas plantas de nossas vastas campinas”.

Em poucos anos, Albarrán percebeu que o sistema de bem-estar animal que ele montou em sua fazenda, de repente, passou a ter grande demanda no mercado. “Eu pude perceber que o mercado estava mudando e as pessoas estavam começando a se preocupar com animais das fazendas e seu tratamento humanizado”, diz Albarrán.

No entanto alguns dos ovos disponíveis no mercado não cumpriam os elevados padrões de bem-estar por ele implementados em sua granja. “Eles diziam palavras como “livres de gaiolas”, mas não tinham o respaldo de qualquer conjunto de normas”, disse ele.

ecoterra-galinhas-grama

As galinhas da Ecoterra ficam no pasto durante todo o dia, onde podem cavar, bater as asas, tomar banhos de areia, dormir, empoleirar-se e repousar. Sua dieta vegetal é suplementada com insetos que elas encontram nas plantas das amplas campinas da Ecoterra”.

Como o primeiro produtor de ovos no Chile a promover o bem-estar de galinhas poedeiras, Albarrán queria que seu sistema de bem-estar animal significasse algo para os consumidores. “Com tantas redes de supermercados e concorrentes, fomos à procura de um programa de certificação que explicasse ao consumidor o que estávamos fazendo em prol dos animais”, disse Albarrán. “Eu vi o selo Certified Humane sobre os produtos no Brasil, Canadá e os EUA e aprendi sobre o assunto. Percebi através de seus padrões e processos de inspeção que o selo garantiria para o consumidor o trabalho de bem-estar animal que realizamos todos os dias.”

Os ovos Ecoterra estão presentes em mais de 500 supermercados no Chile, incluindo o Wal-Mart, bem como restaurantes, hotéis e por e-commerce.

Com a certificação suplementar de comércio justo, eles ainda trabalham em parceria com granjas locais produtoras de ovos sob o mesmo sistema Ecoterra e os mesmos padrões da Certified Humane para proporcionar aos agricultores locais uma vida mais sustentável. “Algo que um pequeno agricultor não poderia fazer por conta própria”, diz Albarrán. “Estamos ajudando-os a tornarem-se empresários que possam ser ambiental e economicamente sustentáveis, bem como ajudando-os a implementar bem as normas de proteção dos animais em suas fazendas “.

Para mais informações sobre a Ecoterra, visite http://ecoterra.cl/en/

Os consumidores podem baixar o aplicativo Certified Humane®, que está disponível em inglês, espanhol, português e francês, para encontrar pontos de venda próximos que vendem produtos Certified Humane®. Para mais informações sobre a HFAC e o selo Certified Humane®, visite www.certifiedhumane.org.

Produtos Certificados

Veja outras operações certificadas:

Faça seu comentário