Descrição do Projeto

Operações Certificadas BRF – Sadia

A BRF uma das maiores empresas alimentícias do mundo – ingressou no programa Certified Humane® em 2016 com 33 granjas de frangos de seus integrados em Goiás e oito granjas de perus em Santa Catarina para reforçar aos consumidores o seu compromisso com o bem-estar animal. Em 2017 renovou o projeto de frangos de Goiás com 30 integrados, e certificou um novo projeto de frangos no estado do Mato Grosso. A BRF produz produtos a base de aves e suínos vendidos sob as marcas Sadia, Perdigão e outras marcas reconhecidas. A Sadia é a marca líder em frango e alimentos processados do mercado brasileiro.

“A BRF está melhorando as vidas de mais de 40 milhões de aves sob o programa Certified Humane® do Brasil”, disse Luiz Mazzon, Diretor do Certified Humane® na América do Sul. “Esperamos que esse programa continue a crescer à medida que mais e mais consumidores demandam alimentos tratados com humanidade”.

A BRF está classificada como uma das dez empresas mais inovadoras do mundo, de acordo com a Revista Forbes, e uma das 100 mais sustentáveis do planeta, de acordo com o Global Compact 100 Stock Index, que reconhece empresas comprometidas com a incorporação dos princípios do UN Global Compact dentro de seu modelo de negócios.

O bem-estar animal é uma parte essencial da cultura e da estratégia da BRF e ela realiza ações para o tratamento humanizado dos animais em todos os estágios do processo de produção. Desde 2014, quando a BRF assinou um Memorando de Entendimento com a ONG World Animal Protection (WAP), a empresa vem identificando oportunidades para aprimoramento e tendências e práticas chaves que melhorem o bem-estar animal.

“O bem-estar animal para a BRF não é um programa temporário, mas uma causa real na qual trabalham em diversos níveis dentro da organização”, diz Mazzon.

Compromisso com o bem-estar animal

O compromisso da BRF com o bem-estar animal é um componente integral dos princípios éticos da empresa, que permite melhorias no ambiente de trabalho e no relacionamento ser humano-animal. “Temos uma equipe de embaixadores chamados “Oficiais de Bem-Estar Animal“, que são formados para assegurar conformidade com essas diretrizes, compromissos e metas”, diz Hugo Urso, Diretor de Agricultura na BRF. “O programa inclui a avaliação de oportunidades de melhoria, com planos de curto, médio e longo prazos formulados para assegurar o alcance de nossa meta de maximizar o bem-estar animal”. De acordo com Urso, a BRF mantém uma política estrita de tolerância zero quanto a maus tratos a animais, seja por abuso ou negligência. Ela também conta com padrões para fornecer diretrizes sobre as melhores práticas que variam desde o manejo avícola até o abate humanitário, planos de emergência e transporte.

Com esses compromissos estabelecidos por toda a empresa, a BRF Sadia queria dar o próximo passo e participar do programa internacional de certificação da Certified Humane, que não apenas destaca os padrões humanitários de cuidado que a empresa deve seguir, mas realiza inspeções e auditorias independentes de terceira parte para assegurar aos consumidores brasileiros a conformidade com esses padrões.

“Ao se juntar ao programa Certified Humane, a BRF deseja transformar positivamente sua cadeia global inteira agindo com ainda mais ética e responsabilidade”, diz Josiane Busatta, Especialista em Garantia de Qualidade na BRF. “Sua principal atividade é produzir proteína animal, portanto, o bem-estar do animal é naturalmente uma das mais importantes causas que defendemos não somente dentro de nossa empresa, mas também fora do universo da BRF. O Certified Humane® é o programa de certificação focado no bem-estar animal mais reconhecido internacionalmente. Ser certificado por essa organização é ter um selo sério para nossa proposta e programa”.

Sadia e Jaime Oliver

A BRF trabalhoSadia e Jamie Oliveru juntamente com o renomado chef britânico Jamie Oliver para desenvolver uma nova linha de produtos Sadia com o selo Certified Humane® no Brasil. “O Jamie se preocupa profundamente com o bem-estar animal e agrega conhecimento à BRF à medida que continuamos a inovar e ser pioneiros no campo”, diz Busatta. “Ele também acredita, assim como nós, que o Certified Humane® é uma referência que os consumidores podem confiar e usar para tomar decisões de compra humanitárias no supermercado”.

A BRF participa das discussões sobre bem-estar animal nas organizações da indústria, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e sua ramificação de pesquisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles também compartilham seu conhecimento técnico, fazem contribuições financeiras e apoiam congressos científicos sobre o tema do bem-estar animal nas principais universidades, como a Universidade de São Paulo (USP) no Brasil.

Sob o programa Certified Humane®, a BRF deve seguir padrões específicos de cuidados com os animais da HFAC para o tratamento humanitário de animais de fazendas e granjas criados para produção alimentícia e aceitar as auditorias independentes para assegurar a conformidade com o programa.

Por meio do programa Certified Humane®, os animais devem receber uma dieta nutritiva sem uso preventivo de antibióticos, hormônios ou subprodutos animais e devem ser criados com abrigo, áreas de descanso e espaço suficiente para expressar seus comportamentos naturais, como abrir suas asas, usar poleiros, viver fora de gaiolas e se movimentar livremente.

Adele Douglass, Diretora Executiva para a HFAC, afirma que o compromisso da BRF com o cuidado humanitário com animais de produção chamará a atenção de fazendas, granjas e outros produtores de alimentos no mundo todo. “Ter uma das maiores empresas alimentícias do mundo comprometida com a criação Certified Humane® de seus animais mostra que qualquer produtor de qualquer tamanho pode se comprometer em criar animais de produção de maneira humanitária”, diz ela. “A BRF está estabelecendo um novo patamar que outros criadores de animais e produtores de alimentos desejarão seguir”.

Desde o lançamento do programa Certified Humane® pela HFAC em 2003, mais de 140 empresas, representando milhares de fazendas e granjas, já criaram mais de 617 milhões de animais sob os precisos padrões de cuidado animal da HFAC.

O selo Certified Humane® pode ser encontrado em produtos de carne, aves, ovos e laticínios em cinco países – EUA, Canadá, Brasil, Chile e Peru – bem como Hong Kong mais recentemente.

Uma das coisas que mais me deixa animado a respeito da parceria com a Sadia são os bastidores da nossa linha de produtos. Trabalhamos juntos para melhorar os padrões de cuidados dos animais e garantir que eles estivessem de acordo com o rigoroso selo Certified Humane. A Sadia nos deu livre acesso às suas granjas e fábricas para que pudéssemos trabalhar junto com os fazendeiros para iniciar mudanças significativas e duradouras no processo de fabricação de alimentos.

Jamie Oliver

Produtos Certificados

Veja outras operações certificadas:

Faça seu comentário