O manejo e a criação de suínos está em pauta novamente.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) colocou em consulta pública uma nova Instrução Normativa com o objetivo de difundir boas práticas de manejo na criação de suínos voltada para fins comerciais. A ideia é conduzir o uso consciente da fauna em vista de um sistema de produção sustentável, resguardando o bem-estar destes animais.

Pela difusão do bem-estar animal

Questões como o alojamento, as instalações e os equipamentos, além do manejo e da relação homem-animal são pontos abordados na IN. Vale dizer que a proposta sugere o contato positivo entre os manejadores e os animais na criação de suínos, evitando situações dispensáveis de estresse e medo, por exemplo. Outro ponto levantado é o respeito ao seu comportamento natural, fator indispensável para a promoção do bem-estar animal. Sobre a gestação das matrizes, o sistema de criação em baias coletivas, longe das celas, é mais uma questão abordada na sugestão.

Vê-se que a busca por práticas mais humanas na criação de suínos é o propósito da Instrução Normativa, que poderá ser conferida até 10 de outubro, 90 dias após a sua publicação. A consulta pública da proposta é uma oportunidade para você, produtor, dar a sua opinião e influenciar nas discussões sobre a criação de suínos. Participe e contribua com o futuro do bem-estar destes animais.

Faça seu comentário