O Instituto Certified Humane, que representa no Brasil a Humane Farm Animal care (HFAC) – principal organização internacional voltada para a certificação de bem-estar dos animais de produção – vem à público demonstrar total repúdio ao bloqueio de veículos de transporte de ração durante a greve dos caminhoneiros, o que está afetando intensamente o bem-estar dos animais de produção no país.

O Brasil é um grande produtor e exportador de animais voltados à produção de alimentos. O agronegócio é um dos nossos pilares. Para tanto, é inaceitável que milhões de animais morram de fome como consequência desta greve. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, a mortandade já começou, infelizmente. As condições estão extremamente críticas.

O Instituto Certified Humane lamenta muito todo este contexto. Não estamos aqui nos posicionando sobre a legitimidade da greve dos caminhoneiros. E sim, intervindo por quem não tem o poder de falar, mas merece nosso respeito.

A situação está indo na contramão de uma das principais exigências do bem-estar animal, que é não passar fome. Desta forma, pedimos aos caminhoneiros que liberem a passagem dos veículos que transportam o alimento dos milhões de animais que aguardam por comida nas granjas e fazendas brasileiras.

Não podemos ficar alheios a esta situação. Uma atitude imediata é imprescindível para que a morte dos animais seja descontinuada pela falta de alimento, para bloquear o desabastecimento do comércio de produtos de origem animal, possíveis problemas de saúde e o fechamento de agroindústrias.

Faça seu comentário